Comissão de Fiscalização e Controle aprova investigação de preço dos combustíveis
A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprova pedido (PFS 01/2018) para Tribunal de Contas da União (TCU) investigar o preço dos combustíveis. Os senadores também vão ouvir representantes da Petrobras e dos caminhoneiros para discutir os constantes reajustes nas bombas. Segundo o senador Rodrigo Cunha (PSDB – AL), os técnicos do TCU farão o estudo que será repassado para o colegiado. Ainda segundo o senador Rodrigo Cunha, de posse das conclusões, os senadores poderão sugerir alguma iniciativa que garanta transparência no preço dos combustíveis.
Transcrição
LOC: COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE APROVA PEDIDO PARA TRIBUNAL DE CONTAS INVESTIGAR O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS.
LOC: OS SENADORES TAMBÉM VÃO OUVIR REPRESENTANTES DA PETROBRAS E DOS CAMINHONEIROS PARA DISCUTIR OS CONSTANTES REAJUSTES NAS BOMBAS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
(Repórter) De iniciativa da ex-senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, o requerimento solicita uma análise das regras da Petrobras de reajuste dos combustíveis. Desde o governo Temer, a estatal autorizou aumentos diários dos preços da gasolina, álcool e diesel. Relator do pedido, o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle negou que a iniciativa seja uma interferência na política de preços da Petrobras. O senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas, explicou que técnicos do Tribunal de Contas da União farão o estudo que será repassado para o colegiado. Segundo ele, de posse das conclusões, os senadores poderão sugerir alguma iniciativa que garanta transparência no preço dos combustíveis.
(Rodrigo Cunha) Ninguém sabe como é composto o preço dos combustíveis, quais são os itens que estão fazendo parte para que se possa cobrar a responsabilidade de quem está sendo o causador desses aumentos sucessivos. Por isso, a Comissão aprovou que o TCU faça uma investigação e depois encaminhe para cá este resultado e a gente possa exercer o nosso poder de fiscalização também e desse setor importante que afeta a vida de milhares de brasileiros.
(Repórter) A Comissão também aprovou um requerimento do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, para ouvir representantes da Petrobras, dos caminhoneiros e do Tribunal de Contas da União sobre o aumento em si no preço dos combustíveis. Rodrigo Cunha destacou que o reajuste nas bombas impacta em todos os preços.
(Rodrigo Cunha) Lembrando que não estamos falando do preço da gasolina de quem anda no carro de passeio. Estamos falando do aumento do preço do pão, do tomate, das roupas porque há um valor agregado enorme. Há uma cadeia de consumo destes itens que são transportados em sua grande maioria no modal terrestre.
(Repórter) Os senadores também vão analisar a política de desinvestimento da Petrobras, que inclui a venda de ativos, a exemplo de refinarias, e que já em análise por técnicos do TCU.
Proposta de Fiscalização e Controle número 1 de 2018