Senado quer explicação de ministro sobre vídeo favorável ao golpe militar
No fim de março o Palácio do Planalto divulgou um vídeo sobre a situação social e política que antecedeu a tomada de poder pelos militares em 1964. O apresentador afirma que o Brasil enfrentava um tempo de medo e ameaças durante o governo João Goulart, que sofria com a instabilidade de greves e insegurança. Na reunião desta terça-feira (09) da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, os senadores aprovaram um convite para que o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, explique o conteúdo do vídeo e sobre as motivações do governo em exibi-lo. A reportagem é de Floriano Filho.
Transcrição
LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE RECLAMARAM DE VÍDEO QUE DEFENDE A TOMADA DE PODER PELOS MILITARES EM 1964.
LOC: O GENERAL SANTOS CRUZ, MINISTRO DA SECRETARIA DE GOVERNO DA PRESIDENCIA, FOI CONVIDADO PARA EXPLICAR O ASSUNTO NO SENADO. A REPORTAGEM É DE FLORIANO FILHO
TÉC: No fim de março, o Palácio do Planalto divulgou um vídeo sobre a situação social e política que antecedeu a tomada de poder pelos militares em 1964. O material pode ser encontrado facilmente na internet e explica o clima que tomou o país nos meses e anos anteriores ao que passou a ser chamado de golpe pelos movimentos de esquerda e de revolução pelos militares. O apresentador afirma que o Brasil enfrentava um tempo de medo e ameaças durante o governo João Goulart, que sofria com a instabilidade de greves, insegurança e descontrole econômico. E pede que as pessoas comprovem isso, fazendo uma pesquisa em documentos históricos sobre aquele período. Segundo o locutor, o Exército salvou o país. Na reunião desta terça-feira da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, os senadores aprovaram um convite para que o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, explique o conteúdo do vídeo e as motivações do governo em exibi-lo. A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, autora do requerimento, quer mais informações sobre o material divulgado pelo governo.
(Eliziane): “Indicar o nome da produtora e o nome da empresa ou autoridades que pagou a produção do referido vídeo e esclarecer quem autorizou o uso dos meios oficiais para postagem do vídeo”.
(Rep): O senador Fabiano Contarato, do Rede Solidariedade do Espírito Santo, criticou duramente o regime militar e parabenizou a senadora Eliziane pelo requerimento.
(Fabiano): “Esse vídeo para mim só vem ratificar esse comportamento, com todo o respeito, irresponsável, precipitado e que abala a democracia do Estado brasileiro”
(Rep): Os senadores aprovaram o convite de comparecimento do general Santos Cruz para o dia 16 de maio às 10 da manhã. Da Rádio Senado, Floriano Filho.