Sessão solene do Congresso Nacional homenageia os 300 anos de Cuiabá — Rádio Senado
Plenário

Sessão solene do Congresso Nacional homenageia os 300 anos de Cuiabá

Sessão solene do Congresso Nacional homenageou os 300 anos de Cuiabá (MT). A iniciativa foi dos parlamentares mato-grossenses: senador Wellington Fagundes (PR) e deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB). Wellington destacou a hospitalidade, a culinária, o turismo e a agroindústria da capital de Mato Grosso. Reportagem de Iara Farias Borges.

05/04/2019, 17h22 - ATUALIZADO EM 05/04/2019, 18h45
Duração de áudio: 02:14
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a homenagear os 300 anos de Cuiabá, capital de Mato Grosso. 

Participantes da sessão solene posam para fotografia.

Mesa:
prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro;
requerente da sessão, senador Wellington Fagundes (PR-MT);
requerente da sessão, deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT);
vereador da Câmara Municipal de Cuiabá, Luís Cláudio;
prefeito do município de Santo Antônio do Leverger (MT), Valdir Pereira de Castro Filho.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU OS 300 ANOS DE FUNDAÇÃO DE CUIABÁ, CAPITAL DE MATO GROSSO. LOC: O SENADOR WELLINGTON FAGUNDES, DO PR DE MATO GROSSO, RESSALTOU A HOSPITALIDADE, A CULINÁRIA, O TURISMO E A AGROINDÚSTRIA DA CAPITAL MATO-GROSSENSE. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: Fundada em oito de abril de 1719, Cuiabá completa 300 anos e foi homenageada em sessão solene do Congresso Nacional. A iniciativa para a celebração foi dos parlamentares mato-grossenses, senador Wellington Fagundes, do PR, e o deputado Emanuel Pinheiro Neto, do PTB. O senador Wellington ressaltou que a cidade foi criada por bandeirantes, que exploravam ouro, e hoje é um polo de desenvolvimento. (Wellington): “Um centro de referência em prestação de serviços e produção industrial. E mais: Cuiabá é um ativo polo comercial e de atração de turistas do Brasil e do mundo. Acredito que a melhor homenagem que posso prestar a nossa tricentenária Cuiabá é aquela que se traduz em ações concretas, em apoio ao desenvolvimento humano e material da nossa querida Cuiabá”. (Rep): Conhecida como “cidade verde” pela grande arborização, Cuiabá possui pouco mais de 600 mil habitantes, constituída por imigrantes, como árabes, italianos e portugueses, destacou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. (Emanuel Pinheiro): “É uma soma de inúmeras colônias: a colônia árabe, a colônia italiana, a colônia portuguesa, a colônia alemã, a colônia japonesa, a colônia coreana, que forma a nossa linda cidade verde”. (Rep): Ao destacar o papel da comunidade árabe no crescimento de Cuiabá, o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, assegurou que as relações bilaterais com o Brasil serão fortalecidas. (Ibrahim Alzeben): “Quero tomar essa oportunidade para tranquilizar os nossos irmãos brasileiros. Se somos importadores, quase 14 bilhões de dólares dos produtos brasileiros, podem estar seguros que queremos aumentar e, se possível, duplicar essa quantia. Apostamos na sabedoria dos políticos desta Casa de preservar as relações históricas entre o Brasil e os países árabes”. (Rep): Também participaram da homenagem vereadores de Cuiabá, prefeitos de cidades mato-grossenses e representantes do corpo diplomático e de movimentos comunitários. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00