Comissão debate MP que atualiza Marco Legal do Saneamento Básico — Rádio Senado
MP 868

Comissão debate MP que atualiza Marco Legal do Saneamento Básico

A Medida Provisória 868/2018 foi debatida em Comissão Mista, presidida pelo Deputado Evair Vieira Melo (PP-ES) e tendo como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). A MP tem como objetivo alterar o marco legal do saneamento básico, transferindo para a Agência Nacional das Águas (ANA) a distribuição de serviços de distribuição de águas e coletas de esgoto. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

02/04/2019, 18h08 - ATUALIZADO EM 02/04/2019, 18h24
Duração de áudio: 01:36
Mista da Medida Provisória nº MP 868/2018 (Altera o marco legal do saneamento básico): realiza reunião para apreciação de relatório.

Mesa:
presidente da CMMPVMP 868/2018, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES);
relator da CMMPV MP 868/2018, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO MISTA DE MEDIDA PROVISÓRIA DEBATEU MP QUE ATUALIZA O MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO, TRANSFERINDO PARA A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS A REGULAMENTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUAS E COLETAS DE ESGOTO. LOC: PRESIDIDA PELO DEPUTADO EVAIR VIEIRA DE MELO, DO PP DO ESPÍRITO, A COMISSÃO TEVE O SENADOR TASSO JEREISSATI, DO PSDB DO CEARÁ, COMO RELATOR. REPORTAGEM DE POLIANA FONTENELE. (Repórter) A alteração no Marco Legal do Saneamento passa a regulamentação de serviços de distribuição de águas e coletas de esgoto para a Agência Nacional de Águas. O Plano de Trabalho foi apresentado pelo relator da Comissão, senador Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará. Ele comentou as mudanças que serão realizadas na entidade para assegurar o cumprimento das suas novas obrigações. (Tasso Jereissati) Para garantir a capacidade da ANA cumprir adequadamente suas novas atribuições autoriza-se também a realização de concurso para o provimento de cargos já autorizados em lei bem como transformação sem aumento de despesas de 26 cargos comissionados de gerência executiva e técnicos para o exercício exclusivo na agência. (Repórter) Presidente da Comissão Mista, o Deputado Evair Vieira de Melo, do PP do Espírito Santo, comenta a importância de se debater este assunto. (Evair Vieira de Melo) Pelo saneamento podemos emancipar os brasileiros é preciso ter esse senso de responsabilidade, o sistema de água e esgoto no Brasil ele dialoga com todo mundo e a água por ser uma técnica agrícola por onde ela passa tem que gerar oportunidade e riqueza e naturalmente ter ambiente para que possa ser preservado o ambiente que ela propriamente produz e isso vai interferir no nosso dia-a-dia. (Repórter) O Plano de Trabalho foi aprovado pela Comissão Mista, mas ainda será debatido em Audiência Pública com representantes da Agência Nacional das Águas, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, entre outros.

Ao vivo
00:0000:00