Evento no Senado comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down — Rádio Senado
Social

Evento no Senado comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down

A Comissão de Assuntos Sociais celebrou nesta quinta-feira o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado anualmente em 21 de março. O presidente da CAS, senador Romário (Pode-RJ) explicou que o evento “Ninguém fica para trás” contou com debates, mostras, apresentações artísticas e homenagens para conscientizar a sociedade, combater o preconceito e assegurar os direitos das pessoas com Down. A reportagem é de George Rodrigues Cardim, da Rádio Senado.

21/03/2019, 13h01 - ATUALIZADO EM 21/03/2019, 13h01
Duração de áudio: 01:46
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove, no auditório Petrônio Portela, seminário "Ninguém Fica Pra Trás" em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.

De iniciativa do presidente da comissão, senador Romário (Pode-RJ), o evento já se repete há oito anos no Senado. O Dia Internacional da Síndrome de Down está incluído no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado pelos 193 países-membros. A Síndrome de Down é uma alteração genética na divisão celular do óvulo, resultando em um par a mais no cromossomo 21, chamado trissomia.

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional Brasileiro. 

Mesa:
senador Eduardo Girão (Pode-CE); 
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli;
presidente da CAS, senador Romário (Pode-RJ);
senador Flávio Arns (Rede-PR);
senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO CELEBROU NESTA QUINTA-FEIRA O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN. LOC: O EVENTO “NINGUÉM FICA PARA TRÁS” CONTOU COM DEBATES E APRESENTAÇÕES PARA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE, COMBATER O PRECONCEITO, E ASSEGURAR OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DOWN. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) No Dia Internacional da Síndrome de Down, Welirson Rodrigues, de 34 anos, aluno da APAE em Brasília, ganhou o dia. Com o grupo de teatro “Conexão Arte da Diferença” ele encarou um auditório cheio e saiu de cena aplaudido após dar o seu recado. (Welirson Rodrigues) “Apresentar para o público é muito mais importante. O teatro é curtir, falar sobre os sentimentos, sobre o espírito de luta dos meninos, a nossa vida, o nosso projeto” (Repórter) A apresentação fez parte do evento “Ninguém fica para trás”, organizado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O presidente do Colegiado, senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, que tem uma filha com Down, disse que a comemoração com debates, exposições, mostras e homenagens busca marcar a data, conscientizar a sociedade, combater o preconceito e assegurar os direitos das pessoas com síndrome de Down. (Romário) “A luta constante para que vocês tenham sempre os seu direitos, para que vocês possam sempre poder fazer o que vocês realmente querem fazer e podem fazer. O tema do evento de hoje é “Ninguém mais fica pra trás” E essa realmente é a grande verdade. Ninguém pode ficar pra trás, muito menos quem tem síndrome de Down” (Repórter) O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado anualmente em 21 de março. A data reconhecida pela ONU foi escolhida porque as pessoas com a alteração genética têm três cromossomos no par 21.

Ao vivo
00:0000:00