Alvaro Dias apresenta PEC que diminui número de senadores
O senador Alvaro Dias (PODE-PR) apresentou uma PEC que reduz em 1/3 a representação do Senado. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2019 diminui de 3 para 2 senadores por estado e pelo Distrito Federal.
Transcrição
LOC: SENADOR APRESENTA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO PARA DIMINUIR DE TRÊS PARA DOIS O NÚMERO DE REPRESENTANTES POR ESTADO NO SENADO.
LOC: ALVARO DIAS ARGUMENTA QUE A PEC VAI REDUZIR OS GASTOS PÚBLICOS. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA.
(Repórter) A Proposta de Emenda à Constituição do senador Alvaro Dias do Podemos do Paraná propõe a redução de 3 para dois senadores por estado da Federação mais o Distrito Federal. Segundo ele, o intuito da PEC é a diminuição de gastos públicos. Alvaro Dias pondera que a mudança vai exigir do eleitor uma escolha melhor do parlamentar na hora do voto.
(Alvaro Dias) Neste ano, o orçamento é de 4 bilhões e 400 milhões de reais. É claro que isso provoca indignação na sociedade brasileira e nós temos o dever de reduzir os gastos. É por isso que nós queremos um legislativo mais enxuto, mais econômico e mais qualificado.
(Repórter) Em seu quarto mandato, Alvaro Dias tenta votar mudanças na estrutura do Senado desde 1999. O senador destaca que as despesas cresceram muito com o passar do tempo e que a imagem do legislativo está desgastada.
(Alvaro Dias) Em 99, nós fizemos uma avaliação e chegamos a mais de 800 milhões de reais em economia no ano. Certamente, hoje é muito mais, porque as despesas cresceram. Então é um imperativo, se nós queremos readquirir credibilidade, conceito e melhorar a imagem desta instituição que é fundamental num Estado de Direito Democrático, temos que cortar na própria carne. Reduzindo as estruturas a favor da economia, mas principalmente da qualificação, nós vamos readquirir respeito se cortarmos na própria carne.
(Repórter) A PEC 12/2019 passará inicialmente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovada, o Senado terá 54 e não mais 81 senadores.