Senado comemora aniversário de 98 anos da Folha de São Paulo — Rádio Senado
Sessão especial

Senado comemora aniversário de 98 anos da Folha de São Paulo

Os senadores homenagearam em sessão especial no plenário os 98 anos da Folha de São Paulo. Também destacaram o papel do jornalista Octavio Frias Filho, que comandou a publicação por 34 anos e morreu em 2018,  na modernização da imprensa brasileira. Os parlamentares e convidados elogiaram a atuação pioneira, crítica, independente e plural do jornal de maior circulação no país. Para o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), o jornal paulista  ajudou a escrever a história do país. A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) lamentou os ataques sofridos pela imprensa no Brasil e no mundo, e disse que o jornalismo é fundamental para fortalecer a liberdade de expressão e a democracia.

14/03/2019, 14h29 - ATUALIZADO EM 14/03/2019, 15h30
Duração de áudio: 01:55
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os noventa e oito anos do jornal Folha de S. Paulo.

Em posição de respeito, convidados e parlamentares acompanham execução do Hino Nacional Brasileiro.

Mesa:
ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes;
presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ);
presidente da sessão de homenagem, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
requerente da sessão de homenagem, senadora Kátia Abreu (PDT-TO);
governador do Distrito Federal em exercício, Paco Britto;
diretora de editorial e redação do Jornal Folha de São Paulo, Maria Cristina Frias.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO HOMENAGEOU NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA O ANIVERSÁRIO DE 98 ANOS DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. LOC: OS PARLAMENTARES DESTACARAM A ATUAÇÃO INDEPENDENTE, CRÍTICA E PLURAL DO JORNAL E DEFENDERAM A IMPORTÂNCIA DA IMPRENSA PARA FORTALECER A DEMOCRACIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Os Senadores homenagearam em sessão especial no plenário os 98 anos do jornal Folha de São Paulo. Também elogiaram o papel do jornalista Octavio Frias Filho, que morreu no ano passado, comandou a publicação por 34 anos e ajudou a modernizar a imprensa brasileira. Os parlamentares e convidados destacaram as grandes coberturas feitas pela Folha de São Paulo ao longo de quase um século, como as eleições e os impeachments presidenciais, as Diretas Já, a Constituião de 88, o Plano Real e as crises políticas e econômicas do país. Para o senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, a Folha de São Paulo ajudou a escrever a história do país. (Antônio Anastasia) “A Folha ajudou a construir e a contar diariamente a história do Brasil dos últimos quase cem anos e isso não é pouca coisa. Com um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno” (Repórter) A senadora Kátia Abreu, do PDT de Tocantins, que pediu a homenagem e foi articulista da Folha, lamentou os ataques sofridos pela imprensa no Brasil e no mundo, e disse que o jornalismo é fundamental para fortalecer a liberdade de expressão e a democracia. (Kátia Abreu) “Em tempo de Fake News informação de qualidade é essencial neste processo. Qualquer tentativa de intimidação deste importante pilar da democracia será inaceitável, barreira para o acesso à informação ao cidadão é também negação à democracia” (Repórter) A Folha é o jornal de maior circulação no país, pioneiro na impressão em cores em larga tiragem e o primeiro a criar o cargo de ombusdman, para receber críticas de leitores e avaliar o trabalho do próprio jornal.

Ao vivo
00:0000:00