Presidente da ABL defende investimento em educação, e não em prisões — Rádio Senado
Seminário no Senado

Presidente da ABL defende investimento em educação, e não em prisões

Em palestra no Seminário “Bibliotecas: diálogos para mudanças”, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, destacou o papel transformador das bibliotecas a partir da ação da ABL nos presídios. Ao pedir mais investimentos em educação, ele afirmou que esta seria uma ação efetiva para evitar a superlotação carcerária. Na abertura do evento, que lembrou o Dia do Bibliotecário (12 de março), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu mais investimentos na formação de leitores desde a Educação Infantil. O evento foi promovido pelo Senado, em parceria com a Câmara, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA).

12/03/2019, 15h44 - ATUALIZADO EM 12/03/2019, 17h08
Duração de áudio: 02:21
Senado recebe especialistas para debater questões relacionadas às bibliotecas e as mudanças previstas para o futuro, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, Interlegis. As ações fazem parte das comemorações do Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março.  

Seminário "Bibliotecas: diálogos para mudança: papel das bibliotecas como promotoras de mudanças."

Mesa:
diretor interino da Secretaria de Gestão de Informação Documental (Sgidoc), Wênis de Almeida Batista;
diretor-executivo de gestão do Senado Federal, Márcio Tancredi;
presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Marcos Miranda;
senador Izalci (PSDB-DF);
deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS);
diretor legislativo da Câmara dos Deputados, Afrísio Vieira Lima.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: “MANDAR TANTOS LIVROS PARA A PRISÃO QUE NÃO HAVERÁ ESPAÇO PARA DETENTOS”. ESSA IMAGEM FOI USADA PELO PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, MARCO LUCCHESI, COMO METÁFORA PARA A NECESSIDADE DE INVESTIR EM EDUCAÇÃO, E NÃO EM PRISÕES. LOC: LUCCHESI PARTICIPOU DE SEMINÁRIO PROMOVIDO NESTA SEMANA PELO SENADO, EM ALUSÃO AO DIA DO BIBLIOTECÁRIO. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ. (Repórter) Doze de março é o dia do Bibliotecário e a data foi lembrada no Seminário “Bibliotecas: diálogos para mudanças”, promovido pelo Senado, em parceria com a Câmara, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, IFLA. Ao saudar os bibliotecários pelo seu dia, o senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, defendeu investimentos na formação de novos leitores: (Izalci Lucas) Em Brasília, mesmo, na capital da República, bibliotecas imensas fechadas. O que a gente precisa, agora, é criar essa cultura, lá na Educação Infantil, o hábito de leitura. (Repórter) A presidente da IFLA, Gloria Pérez-Salmeirón, falou sobre a importância de conectar as bibliotecas com os novos tempos para que esses espaços continuem sendo relevantes na vida das pessoas: (Gloria Pérez-Salmeirón) Las bibliotecas son muy importantes, las bibliotecas pueden cambiar las vidas de las personas, entonces, tenemos que hacer um análisis exhaustivo de lo que queremos: crear y promover el conocimiento, la creación, la innovación. (Repórter) O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, destacou o papel transformador das bibliotecas a partir da ação da ABL nos presídios. O potencial de liberdade que o livro representa para todos – inclusive para pessoas encarceradas - foi uma das imagens evocadas por Lucchesi para defender os investimentos em educação e não em prisões: (Marco Lucchesi) Mandar tantos livros para a prisão, mas tantos, que não vai ter mais espaço para detentos. Quando o ataque deveria ser, de fato, construir mais escolas, desenvolvê-las, o que se propõe é abarrotar as cadeias. É a ignorância levada a um ponto muito grande e, sobretudo, criando uma relação de ódio, o que nunca é bom. (Repórter) A palestra de Marco Lucchesi foi parte de uma programação maior que vai durar até o fim de março, como explicou a coordenadora da Biblioteca do Senado, Mônica Rizzo: (Mônica Rizzo) Continuaremos até o final do mês porque, aqui no Distrito Federal, nós vamos ter o mês inteiro de comemorações do Dia do Bibliotecário com atividades em diversas instituições. (Repórter) A programação completa você encontra no site da biblioteca do Senado, no endereço: senado.leg.br/ institucional/biblioteca.

Ao vivo
00:0000:00