Senado recebe Guaidó e anuncia comissão para acompanhar crise na Venezuela — Rádio Senado
Internacional

Senado recebe Guaidó e anuncia comissão para acompanhar crise na Venezuela

Em encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó, relatou a situação crítica dos venezuelanos e agradeceu pelo apoio à ajuda humanitária. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad (PSD-MS), anunciou que um grupo de 9 senadores vai acompanhar toda a crise no país vizinho. Ele anunciou uma reunião do Parlatino, Parlamento Latino Americano, a ser realizada em março no Panamá, que buscará uma solução diplomática. Segundo Nelsinho Trad, Juan Guaidó é contrário a uma intervenção militar, como defendem os Estados Unidos.

28/02/2019, 18h47 - ATUALIZADO EM 28/02/2019, 19h25
Duração de áudio: 01:56
Presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebe o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó.

Participam:
Presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); 
autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó;
senador Marcos do Val (PPS-ES);
senador Marcos Rogério (DEM-RO);
senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Jonas Pereira/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO TERÁ COMISSÃO ESPECIAL PARA ACOMPANHAR AGRAVAMENTO DA CRISE NA VENEZUELA E PEDIRÁ REUNIÃO DE EMERGÊNCIA DO PARLATINO. LOC: RECEBIDO POR SENADORES, PRESIDENTE ENCARREGADO DO PAÍS AGRADECEU PELA AJUDA HUMANITÁRIA E DESCARTOU INTERVENÇÃO MILITAR. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (Repórter) Acompanhado de diversos senadores, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, recebeu o presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó. Aos parlamentares brasileiros, o opositor de Nicolás Maduro fez um relato da situação crítica dos venezuelanos e agradeceu pelo apoio do Brasil em relação à ajuda humanitária. Após o encontro, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, anunciou que um grupo de 9 senadores vai acompanhar toda a crise no país vizinho. Eles vão pedir uma reunião de emergência do Parlatino, Parlamento Latino Americano, que deverá ser realizada em março, no Panamá, para a busca de uma solução diplomática. Segundo Nelsinho Trad, Juan Guaidó é contrário a uma intervenção militar, como defendem os Estados Unidos. (Nelsinho Trad) Ele falou que esse é um assunto delicado, palavra dele. Ele não gostaria e não desejaria que se chegasse a esse ponto e que o sofrimento que o povo dele está passando já é demais diante de toda situação que está se vivenciando. Ele entende que cada vez mais com pressões diplomáticas, com sanções econômicas, poderá haver cedência por parte do governo atual. (Repórter) Segundo a senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso do Sul, o presidente do Senado manifestou solidariedade à Venezuela. (Soraya Thronicke) O encontro com o Guaidó foi acima de tudo emocionante. O nosso presidente Davi Alcolumbre o recebeu muito bem e reiterou o apoio e o reconhecimento do Brasil de reconhecê-lo como presidente da Venezuela. Já são 60 países. (Repórter) O presidente encarregado da Venezuela também se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, do Democratas do Rio de Janeiro.

Ao vivo
00:0000:00