Obras do Minha Casa Minha Vida serão retomadas, diz ministro — Rádio Senado
Orçamento

Obras do Minha Casa Minha Vida serão retomadas, diz ministro

O atraso na entrega de obras do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida foi um dos temas questionados pelos senadores ao ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. O ministro adiantou que está em análise um pedido de adiantamento de verbas no valor de 1 bilhão e 350 milhões para subsidiar o programa. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

28/02/2019, 19h54 - ATUALIZADO EM 28/02/2019, 20h08
Duração de áudio: 02:27
Condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Guadalupe, zona norte do Rio, invadido na noite de domingo (9) com ajuda de criminosos armados. A Justiça determinou a reintegração de posse (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Agência Brasil/Tomaz Silva

Transcrição
LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO O MINISTRO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, GUSTAVO CANUTO, ANUNCIOU QUE O MINISTÉRIO DA ECONOMIA ANALISA O ADIANTAMENTO DE 1 BILHÃO E 350 MILHÕES DE REAIS DO ORÇAMENTO DA PASTA PARA DAR ANDAMENTO AO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. LOC: DESDE JANEIRO, AS OBRAS ESTÃO EM RITMO MAIS LENTO DEVIDO À FALTA DE RECURSOS, SEGUNDO O MINISTRO. PARALISAÇÃO NAS OBRAS TEM CAUSADO MANIFESTAÇÕES EM VÁRIOS MUNICÍPIOS. OUÇA MAIS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. (Téc): O atraso na entrega de obras do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida foi um dos temas questionados pelos senadores ao ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Um estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios mostrou que até 2018 mais de novecentas obras estavam paradas. E são os municípios com menos de 50 mil habitantes que mais sofrem com a demora. Segundo o levantamento, de 2013 a 2018, apenas quatro cidades brasileiras desta categoria receberam recursos para o programa. O senador da Bahia, Ângelo Coronel, do PSD, ao criticar a demora dos repasses da União para a conclusão das obras nesses pequenos municípios chegou a propor ao ministro que o governo envie uma Medida Provisória ao Congresso para tratar do assunto emergencialmente. (Ângelo Coronel) Prorrogando o prazo de conclusão das obras para 31 do 12 de 2020 do programa Minha Casa Minha Vida, oferta pública que é o sub 50, para atendermos os 25 estados que têm 1.961 municípios onde existe 29.173 unidades habitacionais com obras em andamento necessitando de recursos na ordem 350 milhões. Por que umas das demandas que os políticos, principalmente, no meu estado sofrem é quando os prefeitos, vereadores, lideranças e até em cidades sabendo minha casa vai sair minha casa vai ficar como está inclusive está tendo invasões dessas casas que estão esqueleto. (Repórter) O ministro esclareceu que a falta de orçamento nos meses de janeiro e fevereiro inviabilizou o andamento de várias obras do programa nesses meses. Mas ele adiantou que está em análise um pedido de adiantamento de verbas no valor de 1 bilhão e 350 milhões para subsidiar o programa. (Gustavo Canuto) Já foi encaminhado ao Ministério da Economia uma solicitação de antecipação dos nossos limites 75% dos limites de outubro novembro e dezembro para que sejam antecipados para março abril, maio, junho e setembro. Com isso, a gente vai ter uma injeção de um ponto 35 bilhões nestes meses principalmente em março que o objetivo sendo aprovado pela economia compensar o que não foi feito em janeiro fevereiro e regularizar a situação a partir de março. Segundo a Confederação dos Municípios, mais da metade das obras paralisadas estão na zona rural dos estados. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00