Comissão pode votar nota de repúdio a Maduro por bloqueio a ajuda humanitária
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional pode votar na próxima reunião uma nota de repúdio a Nicolás Maduro, por impedir a entrada de ajuda humanitária na Venezuela. O voto de repreensão foi apresentado pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC).

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL PODE VOTAR NA PRÓXIMA REUNIÃO UMA NOTA DE REPÚDIO A NICOLÁS MADURO, POR IMPEDIR A ENTRADA DE AJUDA HUMANITÁRIA NO PAÍS.
LOC: O VOTO DE REPREENSÃO FOI APRESENTADO PELO SENADOR MÁRCIO BITTAR, DO MDB DO ACRE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: Para Márcio Bittar, o Brasil não pode ficar indiferente ao que acontece na Venezuela. O senador do MDB do Acre diz que é preciso tomar uma posição.
(Bittar): A inflação atingiu 1 milhão ao ano; 61% venezuelanos estão vivendo na extrema pobreza; 89% dos venezuelanos afirmam não possuir dinheiro suficiente para comprar comida para suas famílias; 64% da população perdeu em média 11 kg; 10% da população, portanto 2.600.000 pessoas, fugiram do país.
(Repórter): Mas senadores como Jaques Wagner, do PT da Bahia, disseram que o Brasil sempre adotou a política de não-intervenção e de autodeterminação dos povos. Para ele, caberia aos venezuelanos a solução para a crise.
(Jaques): Nós internamente já temos problemas suficientes para nos preocupar com os outras nações vizinhas.
(Repórter): Telmário Mota, senador do PROS de Roraima, foi outro a questionar as ações do governo brasileiro.
(Telmário): Para atender a essa demanda, a essa emergência de pessoas feridas ou vítimas na Venezuela, estão-se tirando dos nossos leitos pessoas que ainda estão em tratamento, mandando para casa, por falta de espaço.
(Repórter): Já o senador Major Olímpio, do PSL de São Paulo, observou que parece existir no momento uma inversão das falas.
(Olímpio): Eu vejo as relações exteriores dizendo: "Força e arma"; e eu vejo os profissionais da força e da defesa nacional dizendo: "Cautela. Vamos mediar, vamos ser serenos".
(Repórter): O voto de repúdio proposto pelo senador Márcio Bittar condena o “regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro pelos atos de violência perpetrados contra o povo venezuelano e a destruição de carregamentos de ajuda humanitária”.
Requerimento da CRE n° 6, de 2019