Boletim.leg - Edição das 22h
Pesquisa DataSenado revela que 71% dos casos de violência contra a mulher em 2025 foram testemunhados e Comitê de Equidade de Gênero e Raça do Senado finaliza biênio com 78 ações cumpridas.

Transcrição
PESQUISA DATASENADO REVELA QUE 71% DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM 2025 FORAM TESTEMUNHADOS
Para a senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, que é a atual procuradora da mulher do Senado, a pesquisa impacta por explicitar em números a presença das crianças nessa cena.
COMITÊ DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA DO SENADO FINALIZA BIÊNIO COM 78 AÇÕES CUMPRIDAS
... EU SOU JEZIEL CARVALHO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
A DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO DA PESQUISA NACIONAL DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, DIVULGADA PELO DATASENADO, REVELOU QUE 71% DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER FORAM TESTEMUNHADOS, EM SUA MAIORIA, POR FILHOS E FILHAS. REPÓRTER RAÍSSA ABREU.
Para a senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, que é a atual procuradora da mulher do Senado, a pesquisa impacta por explicitar em números a presença das crianças nessa cena.
A pesquisa tá provando o que a gente acreditava que acontecia, mas a gente não tinha como provar, pra ser tomada uma atitude para que as políticas públicas sejam construídas de uma forma diferente, pra também respaldar especialmente as crianças, que veem ali a violência acontecendo dentro da sua casa, e muitas vezes não só a violência física, psicológica, mas também chegando ao feminicídio. Quantos órfãos do feminicídio presenciaram todos os tipos de violência até chegarem na violência máxima, né?
A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, ouviu mais de 20 mil mulheres em todos os estados do Brasil. A pesquisa completa está disponível em senado.leg.br/datasenado
O SENADO FINALIZA O BIÊNIO 2024-2025 COM 78 DAS 79 AÇÕES DO PLANO DE EQUIDADE DE RAÇA E GÊNERO CUMPRIDAS. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
Entre elas, seminários, documentários, oficinas legislativas com alunos da rede pública e outras atividades voltadas à promoção de igualdade e diversidade.
O Comitê responsável por esse trabalho completou dez anos e lançou um livro que reúne as iniciativas promovidas nesta primeira década de existência.
Segundo a coordenadora do Comitê de Equidade, Stella Vaz, a única iniciativa do Plano ainda não concluída é um curso de letramento que teve seu escopo ampliado.
(Stella Vaz) "Entre as suas 79 iniciativas, acabamos o plano com 78 delas concluídas, apenas uma das iniciativas nós resolvemos ampliar o escopo. Que é um curso de letramento sobre diversidade para lideranças em formato EAD e que vai ser disponibilizado para toda a sociedade, representando um ganho institucional e social muito importante."
Entre as ações do Comitê de Equidade de Gênero e Raça, três seminários marcaram o ano.
O primeiro, sobre a coleção Escritoras do Brasil, que reúne doze obras de literatura.
O segundo trata do protagonismo feminino na redemocratização do país e o terceiro da atuação política das mulheres, em parceria com o Parlaméricas, instituição que promove a diplomacia parlamentar no continente americano.
A CORRIDA DE SÃO SILVESTRE, EM SÃO PAULO, COMPLETA 100 ANOS EM 2025. SAIBA ALGUMAS CURIOSIDADES DA PROVA COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
Uma das corridas mais tradicionais do país, a São Silvestre, em São Paulo, tem em 2025 a sua centésima edição. O brasileiro Alfredo Gomes foi o primeiro vencedor da prova em 1925. Já o maior vencedor da corrida é o queniano Paul Tergat, com 5 conquistas. Marílson dos Santos é o brasileiro que mais vezes chegou no alto do pódio, em 3 ocasiões. Em discurso no plenário do Senado em 2011, o então senador Eduardo Suplicy, destacou a tradição da prova paulistana e o momento de emoção da chegada.
(Eduardo Suplicy) Para os atletas, não existe emoção maior do que subir à Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e virar à direita na Avenida Paulista, símbolo do vigor da cidade, endereço dos barões de café, depois dos magnatas da indústria, sede de grandes empresas, palco de manifestações de júbilo esportivo e político, local de ser vencedor.
A edição de 2025 da São Silvestre conta com 55 mil inscritos e representantes de 44 países. Nesses 100 anos, a prova só não ocorreu em 2020, em função da pandemia de Covid-19. O percurso total da corrida tem 15 quilômetros.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

