Portal e-Cidadania teve mais de 111 milhões de acessos no ano de 2018 — Rádio Senado
Participação popular

Portal e-Cidadania teve mais de 111 milhões de acessos no ano de 2018

O ano de 2018 foi movimentado no Portal E-cidadania, que teve 111 milhões de acessos. Apenas no dia 30 de outubro, o canal alcançou 1,6 milhão de pessoas. Não por coincidência, no dia foi debatido o PDS 175/2018, que propunha o fim do Estatuto do Desarmamento. O E-cidadania é um meio de comunicação entre o Poder Legislativo e o cidadão.

25/01/2019, 17h44 - ATUALIZADO EM 25/01/2019, 18h11
Duração de áudio: 01:52
Portal e-Cidadania. 

O e-Cidadania é um portal criado em 2012 pelo Senado Federal com o objetivo de estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Senado. 

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Transcrição
LOC:. O PORTAL E-CIDADANIA TEVE MAIS DE 111 MILHÕES DE ACESSOS EM 2018. SÓ NO DIA 30 DE OUTUBRO, UM MILHÃO E SEISCENTAS MIL PESSOAS ACESSARAM. LOC: FOI UM RECORDE DE ACESSOS DO PORTAL EM APENAS UM DIA, SEGUNDO LEANDRO ALVES DE SOUZA, GESTOR ASSISTENTE DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA E-CIDADANIA. REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA. TÉC: Um dos temas mais discutidos através do Portal E-cidadania, e que gerou um recorde de acesso diário, foi o PDS 175 de 2018, que propunha o fim do estatuto do desarmamento. O projeto foi debatido no dia 30 de outubro. Somente neste dia, foram um milhão e seiscentos mil acessos, que se somaram aos 111 milhões de todo o ano. O Portal E-Cidadania é uma maneira de fomentar e incentivar a participação popular no Poder Legislativo. Leandro Alves de Souza, gestor assistente da coordenação do Programa E-Cidadania, explica como o cidadão pode participar. (Leandro Alves de Souza) A pessoa ela propõe um projeto. Essa ideia passa por uma moderação, pra verificar se ela atende aos requisitos dos termos de uso portal. E se ela for aprovada ela vai ao ar, com o link da página, para que as pessoas possam apoiar. Então, o autor da ideia pode divulgar nas redes sociais, mandar para seus amigos, para todas as pessoas que ele conhecer, e essas pessoas vão entrar na página e apoiar. Vão clicar num botão, depois de fazer o cadastro, e registrar o seu apoio. Porque essa ideia precisa de 20 mil apoios, durante um período de quatro meses, para que ela possa ser transformada em sugestão legislativa e ser mandada pra CDH. (Repórter) Leandro ainda explica a importância de a população participar através do portal. (Leandro Alves de Souza) Pra que os senadores percebam, que chegue ao conhecimento deles quais as preocupações das pessoas, o que que elas precisam que seja feito, qual o desejo da população, o que elas querem que seja realizado pelos parlamentares. Esse é um canal muito importante, porque faz chegar diretamente pros senadores, a opinião da população. (Repórter) O coordenador ainda lembra que 2018 teve muitos acessos, mas que o recorde anual ficou com o ano de 2017, com 130 milhões ao todo. Para saber mais, acesse senado.leg.br/ecidadania. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Maria Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00