Ataídes Oliveira comenta relatório de auditoria do TCU sobre o Sistema S — Rádio Senado
Comissões

Ataídes Oliveira comenta relatório de auditoria do TCU sobre o Sistema S

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) apresentou o relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o Sistema S na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) nesta quarta-feira (12). O Sistema S é o termo que define o conjunto das instituições focadas no treinamento profissional, assistência social, e pesquisa, tais como: Sesi, Senai, Sesc e Senac. O senador contou que entre 2015 e 2016 o Sistema S recebeu cerca de 44 bilhões de reais de tributos, que foram utilizados de forma incorreta ao longo dos anos. Segundo ele, uma auditoria do TCU aponta que há irregularidades nas entidades e fortes indícios de pagamento de remunerações superiores aos valores praticados pelo mercado. Saiba mais na reportagem de Adrian Alencar.

14/12/2018, 18h42 - ATUALIZADO EM 14/12/2018, 18h42
Duração de áudio: 01:55
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião com 12 itens. Na pauta, o PLS 284/2017-complementar, que pune a concorrência desleal.

À mesa, presidente da CTFC, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), conduz reunião.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC:. SENADOR ATAÍDES OLIVEIRA, DO PSDB DE TOCANTINS, RESPONSABILIZA O SISTEMA S PELA BAIXA QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA NO BRASIL. LOC:. ELE CONTOU AINDA QUE ENTRE 2015 E 2016, AS ENTIDADES DO SISTEMA S RECEBERAM CERCA DE 44 BILHÕES DE REAIS APENAS DE IMPOSTOS. A REPORTAGEM É DE ADRIAN ALENCAR. TÉC: O senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, apresentou o relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União sobre o Sistema S na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. O Sistema S é o termo que define o conjunto das instituições focadas no treinamento profissional, assistência social, e pesquisa, tais como: Sesi, Senai, Sesc e Senac. O senador contou que, entre 2015 e 2016, o Sistema S recebeu cerca de 44 bilhões de reais de tributos. Para ele, apesar do montante, as entidades não desempenham corretamente as atribuições de qualificação profissional, além de praticarem a corrupção dentro das instituições. (Ataídes Oliveira) A nossa mão-de-obra não estava atendendo às necessidades. Quando o mundo foi pra China, eles queriam vir para o Brasil, mas aqui, além da insegurança jurídica, nós não tínhamos e não temos uma mão-de-obra qualificada. Pois bem, agora, por derradeiro, eu pedi uma segunda auditoria junto ao TCU. É um relatório de quase 400 laudas, praticamente repetindo tudo que foi auditado em 2012. (Repórter) O senador Ataídes Oliveira afirmou ainda que o Sistema S age com falta de transparência, e que os recursos destinados, além de serem mais que o necessário, são usados de forma incorreta. De acordo com o senador, auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União comprova as irregularidades. O TCU também apontou indícios de pagamento de remunerações superiores aos valões praticados pelo mercado. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00