CE inclui nome de Ulysses Guimarães no livro dos heróis da pátria — Rádio Senado
Comissões

CE inclui nome de Ulysses Guimarães no livro dos heróis da pátria

A proposta (PLC 39/2018) aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) inclui o nome de Ulysses Guimarães no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A senadora Regina Sousa (PT-PI) lembrou a trajetória de Ulysses, eleito 11 vezes como deputado federal por São Paulo e que se destacou como líder da oposição à ditadura militar. Também lembrou que o ponto alto da carreira de Ulysses foi como presidente da Assembleia Nacional Constituinte.

04/12/2018, 17h07 - ATUALIZADO EM 05/12/2018, 12h36
Duração de áudio: 02:33
BIE - 03/10/1988 - Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão plenária da Assembleia Nacional Constituinte - Votação de Matérias.

A Assembleia Nacional Constituinte completa 30 anos de instalação. Na foto, o presidente da Assembleia, deputado Ulysses Guimarães, no dia da promulgação do texto na assembleia 

O presidente da Assembléia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP), ergue o primeiro exemplar da Constituição de 1988.

Mesa: 
2º vice-presidente da Assembléia 
Nacional Constituinte, deputado Marcelo Cordeiro (PMDB-BA);
presidente da Assembléia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP);
1º vice-presidente da Assembléia Nacional Constituinte, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE).

Foto: Acervo SEDI/CD
Acervo SEDI/CD

Transcrição
LOC: O NOME DO DEPUTADO ULYSSES GUIMARÃES PODE SER INCLUÍDO NO LIVRO DOS HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA. LOC: A PROPOSTA APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DEVE SER ANALISADA AGORA PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: A proposta encaminhada pela presidência da República inclui o nome do deputado Ulysses Guimarães no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Nascido na Vila Itaqueri da Serra, no interior de São Paulo, Ulysses Silveira Guimarães era advogado e professor e entrou na política em 1947, como deputado estadual. Em seguida, foi eleito 11 vezes como deputado federal por São Paulo. Durante o debate na Comissão de Educação, a senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, lembrou que Ulysses se destacou na oposição à ditadura militar, e em 1973, lançou a chamada anticandidatura simbólica à presidência da República, como protesto, já que sabia não ter chance. (Regina) “Como líder da oposição parlamentar, Ulysses Guimarães estará nas frentes mais relevantes de luta contra o regime ditatorial e pelo restabelecimento do Estado democrático de direito. Destaquem-se, nesse sentido, a campanha pela anistia política, no final da década de 1970, e o memorável movimento pelas eleições diretas, em 1984, quando recebe o apelido consagrador de Senhor Diretas. (Rep) O ponto alto da trajetória política do deputado foi como presidente da Assembleia Nacional Constituinte. Na promulgação da chamada Constituição Cidadã, Ulysses Guimarães anunciou a Carta de 1988 como um instrumento da liberdade e símbolo da redemocratização do País. (Ulisses - “Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. (Muito bem! Palmas prolongadas.) Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações, principalmente na América Latina” (Palmas) (Cardim) Ulysses Guimarães morreu em outubro de 1992, em um acidente de helicóptero no litoral fluminense, e até hoje o corpo não foi encontrado. O livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é composto por páginas de aço e está guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília. Entre os homenageados estão Tiradentes e Zumbi dos Palmares. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00