Senado homenageia 120 anos da Faculdade de Farmácia da USP — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia 120 anos da Faculdade de Farmácia da USP

Uma sessão especial no plenário do Senado celebrou os 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e homenageou Lineu Prestes. O professor assistente de química toxicológica e biológica chegou a reitor da USP. Ex-prefeito de São Paulo, assumiu como senador em 1957. A senadora Marta Suplicy (MDB-SP) destacou que projetos de lei apresentados por Lineu Prestes até hoje são importantes para todos os estudantes e profissionais de farmácia no Brasil.

29/11/2018, 14h05 - ATUALIZADO EM 29/11/2018, 14h55
Duração de áudio: 01:51
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e homenagear o professor Lineu Prestes.

Participam:
senador Guaracy Silveira (DC-TO);
diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Primavera Borelli;
requerente da sessão, senadora Marta Suplicy (MDB-SP);
alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO CELEBROU OS 120 ANOS DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. LOC: A SESSÃO SOLENE PROPOSTA PELA SENADORA MARTA SUPLICY HOMENAGEOU O PROFESSOR LINEU PRESTES. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Em 1898, ela foi criada com o nome de "Escola Livre de Pharmacia de São Paulo". Após diversas mudanças, atualmente se chama Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Ela é uma das sete unidades fundadoras da USP. Além da graduação, a faculdade também oferece cursos de mestrado e doutorado, além de realizar pesquisa e cooperação internacional. Um dos principais responsáveis pela consolidação da faculdade foi Lineu Prestes. Ele começou como professor assistente de química toxicológica e biológica e chegou a reitor da USP. Indicado como prefeito de São Paulo em 1950 pelo ex-governador Adhemar de Barros, assumiu como senador em 1957. Durante a sessão especial, a diretora da faculdade, Primavera Borelli, lembrou a importância de Lineu Prestes como homem público. (Primavera Borelli) Dedicou-se intensamente à vida pública, primeiro na Faculdade de Farmácia na Universidade de São Paulo, e depois, na política. A senadora Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, destacou os projetos de lei apresentados por Lineu Prestes que até hoje são importantes para todos os estudantes e profissionais de farmácia no Brasil. (Marta Suplicy) A reforma do ensino farmacêutico, a autonomia das faculdades de farmácia e a obrigatoriedade de presença de farmacêuticos na farmácia. (Repórter) Lineu Prestes morreu em agosto de 1958, aos 60 anos de idade.

Ao vivo
00:0000:00