Lideranças estão abertas para incluir no Orçamento de 2019 pedidos de Bolsonaro — Rádio Senado
Orçamento 2019

Lideranças estão abertas para incluir no Orçamento de 2019 pedidos de Bolsonaro

As lideranças partidárias estão dispostas a negociar com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, mudanças ao Orçamento Geral da União de 2019. O projeto, que trata das receitas e despesas do governo federal, está na Comissão Mista de Orçamento. A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) disse que a adequação do projeto é uma tradição. Já o senador Romero Jucá (MDB-RR) afirmou que o novo governo poderá modificar o Orçamento depois de sancionado.

06/11/2018, 18h51 - ATUALIZADO EM 06/11/2018, 18h57
Duração de áudio: 01:53
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 30 anos da Constituição Cidadã. 

Mesa: 
vice-presidente da República eleito, general Hamilton Mourão; 
presidente da República eleito, Jair Bolsonaro.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS ESTÃO DISPOSTAS A APROVAR O ORÇAMENTO DE 2019 COM PRIORIDADES DE BOLSONARO. LOC: PRESIDENTE DO SENADO DISSE QUE O PROJETO SERÁ APROVADO ATÉ O DIA VINTE E DOIS DE DEZEMBRO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: Além da Reforma da Previdência, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, quer negociar com o Congresso Nacional a votação do orçamento do ano que vem. O projeto, que detalha as receitas e as despesas do governo federal, ainda está na Comissão Mista. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, afirmou que é tradição o Legislativo adequar a Lei Orçamentária às prioridades do presidente eleito. (Vanessa) Essa é um pouco a praxe do Parlamento conversar com o próximo governo que na realidade é quem vai executar o Orçamento. Tudo bem que é o governo velho que enviou o projeto, mas quem vai executar é o governo novo e tudo dentro das diretrizes que também já foram aprovadas lá atrás tanto pelo PPA como pela LDO. REP: Já o senador Romero Jucá, do MDB de Roraima, explicou que o Orçamento poderá ser alterado depois de sancionado. (Jucá) Quem define se vai conversar com o Congresso é o novo ministro. O Congresso não vai se oferecer. O Congresso deu prazo para que qualquer tipo de contato possa ser feito. Mas nós temos como prioridade aprovar o Orçamento este ano. A partir do próximo ano, se o governo novo entender alguma questão precisa ser modificada, eles mandam um pedido de modificação. REP: O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse que, independentemente das manifestações do presidente eleito, o Orçamento será aprovado até o dia 22 de dezembro. (Eunício) Se houver interesse, eu já prorroguei duas vezes as datas de emendas ao Orçamento. Eu disse hoje ao ministro indicado Paulo Guedes e ao próprio presidente eleito que se houvesse interesse em discutir algo sobre o Orçamento, eu estaria aberta. Se não houver interesse vou tocar pauta e fazer como sempre fiz. (REP): Entre as definições do Orçamento estão o valor do salário mínimo de R$ 1.006, um crescimento de 2,5% e uma inflação de 4,25%. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00