Conheça a diferença entre voto branco e nulo
Os votos brancos e nulos não são considerados válidos e não interferem no resultado final de quem serão os candidatos eleitos. Mas você sabe a diferença entre voto branco e voto nulo?

Transcrição
LOC: VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE VOTO BRANCO E NULO? E SE METADE DOS VOTOS REGISTRADOS NAS URNAS FOREM NULOS, AS ELEIÇÕES PODEM SER CANCELADAS?
LOC: O VOTO EM BRANCO VAI PARA O CANDIDATO QUE ESTÁ NA FRENTE? AS RESPOSTAS PARA ESSAS E OUTRAS PERGUNTAS VOCÊ OUVE NA REPORTAGEM DE MAURÍCIO DE SANTI:
(Repórter) Os votos nulos e brancos são opções para os eleitores que não querem escolher nenhum dos candidatos. Mas eles não têm nenhuma influência no resultado final. A apuração leva em conta apenas os votos válidos, que são aqueles destinados aos candidatos ou partidos. O voto é nulo quando o eleitor digita na urna eletrônica um número que não é de nenhum candidato habilitado pela Justiça Eleitoral para participar da votação. Já para votar em branco basta o eleitor apertar a tecla branco e depois a tecla confirma na urna eletrônica. Na prática, não há diferença entre um e outro. Os votos brancos e nulos são descartados e não vão para nenhum candidato. Nas últimas eleições, que foram em 2016 para a escolha de prefeitos e vereadores, votos nulos, brancos e abstenções superaram o primeiro ou segundo colocado na disputa para as prefeituras em vinte duas capitais. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral. O cientista político da Universidade de Brasília, Paulo Calmon, acredita que isso reflete a falta de conexão entre eleitores e candidatos:
(Paulo Calmon) a democracia brasileira, diante de uma evidencia dessa de repetidos altos números de abstenção é uma demonstração clara de que alguma coisa não está funcionando como devia, e isso passa pela reforma política e passa pela especialmente o componente do sistema eleitoral subjacente a isso.
(Repórter) E se mais da metade do eleitorado votar branco ou nulo, as eleições de 2018 podem ser canceladas? A resposta é não. Na lei atual não existe nenhum critério ou limite que estabeleça o cancelamento ou a convocação de nova votação por causa de um determinado percentual de votos brancos ou nulos. Esses votos simplesmente são ignorados na conta para definir os candidatos vencedores nas eleições.