Comissão defende que reunião mundial do clima de 2019 aconteça no Brasil — Rádio Senado
COP 25

Comissão defende que reunião mundial do clima de 2019 aconteça no Brasil

Deputados e senadores da comissão Mista de Mudanças Climáticas defendem que o Brasil sedie a Conferência das Nações Unidas de 2019 para mudanças climáticas, que vai acontecer em novembro. Para o relator da comissão, senador Jorge Viana (PT-AC), o país precisa ter maior protagonismo no debate mundial sobre meio-ambiente.

24/10/2018, 15h54 - ATUALIZADO EM 24/10/2018, 18h44
Duração de áudio: 01:45
Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza audiência pública interativa para debater o seguinte tema: "Combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado: situação atual e propostas para o atingimento da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC)." 

À mesa em pronunciamento, relator da CMMC, senador Jorge Viana (PT-AC).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO MISTA DO CONGRESSO NACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS QUER o BRASIL COMO SEDE DA REUNIÃO MUNDIAL DO CLIMA NO ANO QUE VEM. LOC: ENTRE AS QUESTÕES QUE A COP 25 VAI DISCUTIR ESTÃO OS LIMITES ENTRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: A Conferência das Nações Unidas de 2019 para mudanças climáticas vai acontecer em novembro. O país sede ainda não está definido, apesar da candidatura do Brasil ter sido apresentada em 2017. O país continua sendo cobrado pela comunidade internacional por conta do desmatamento. Mas o Brasil reduziu em 80% as emissões poluentes e em 22 mil Km² a destruição da Amazônia, que caiu de 27 mil Km² para 5 mil Km² por ano. Deputados e senadores da comissão Mista de Mudanças Climáticas acreditam que o Brasil tem plenas condições de sediar a conferência, assim como já fez na reunião internacional em 1992. Para o relator da Comissão, senador Jorge Viana, do PT do Acre, o país é um dos protagonistas no debate mundial sobre meio-ambiente. (Jorge Viana) O Brasil sediar a COP também leva o país inteiro a se unir no propósito de assumir um protagonismo ainda maior na busca de implementar o acordo de Paris. (Repórter) Jorge Viana também acredita que a participação na COP como sede do evento poderá ter efeitos positivos para a discussão ambiental dentro do Brasil. (Jorge Viana) Talvez seja uma maneira de pacificar esses conflitos que estamos tendo no país, inclusive no Parlamento. (Repórter) A conferência deste ano será realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro em Katowice, na Polônia. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00