DF é a primeira unidade da federação a ter resultado confirmado — Rádio Senado
Eleições 2018

DF é a primeira unidade da federação a ter resultado confirmado

O DF foi a primeira unidade da federação a ter o resultado das urnas confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Haverá segundo turno entre Ibaneis (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB). Para o Senado foram eleitos Leila do Vôlei (PSB) e Izalci (PSDB). As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

07/10/2018, 20h23
Duração de áudio: 01:48
Domingo, 07 de outubro de 2018, dia de votação em primeiro turno das eleições no Brasil. O brasileiro escolherá candidatos para os cargos de deputado federal, deputado estadual (distrital), senador (duas vagas), governador e presidente. 

Gama, Zona Eleitoral 17, Seção 29, Centro de Ensino Fundamental 01. 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
A CAPITAL DO PAÍS TEVE UM PRIMEIRO TURNO TRANQUILO NESTE SETE DE OUTUBRO. FORAM REGISTRADOS APENAS PROBLEMAS PONTUAIS. O DISTRITO FEDERAL FOI A PRIMEIRA UNIDADE DA FEDERAÇÃO A CONFIRMAR QUE A ESCOLHA PARA O GOVERNO LOCAL SERÁ DECIDIDA NO SEGUNDO TURNO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: No início da noite, às seis e trinta e oito, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou o segundo turno para a eleição no Distrito Federal. Uma hora e trinta e oito minutos após o fim da votação, o resultado mais rápido em todo o País. Ao longo do dia, foram registradas reclamações pontuais de eleitores por causa das longas filas em localidades como Águas Claras, Sobradinho e Asa Norte. Águas Claras, por sinal é a maior zona eleitoral do Distrito Federal, com 145 mil 639 eleitores. Apesar do grande número de pessoas, não houve problemas mais graves, como relatou o juiz eleitoral Wagner Junqueira: (WAGNER JUNQUEIRA): A minha avaliação é extremamente positiva. Nós tivemos uma votação tranquila. Os trabalhos transcorreram normalmente. Eu acho que ficou provado mais uma vez que a justiça eleitoral está preparada para promover as eleições em caráter nacional. (MAURÍCIO): A procuradora eleitoral Hiza Maria Silva disse que o Ministério Público considera que o primeiro turno da eleição deste ano foi mais tranquilo que em 2014: (HILZA MARIA SILVA): No geral, em relação à propaganda eleitoral a eleição está muito tranquila e se a gente considerar os números de cargos, eleições gerais, com tantos candidatos, o processo está bastante ordeiro, muito tranquilo. (MAURÍCIO): O maior problema relatado pela Justiça Eleitoral e pelo Ministério Público em Brasília foi a quantidade de panfletos e santinhos jogados nas portas das escolas que serviram de seções eleitorais. O material foi recolhido e fotografado e serão tomadas as medidas judiciais cabíveis. O Distrito Federal terá segundo turno para o governo local entre Ibaneis, do MDB, e o atual governador Rodrigo Rollemberg, do PSB. Foram eleitos para o Senado Leila do Vôlei, do PSB, e Izalci, do PSDB. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00