CRE aprova acordo de sigilo militar com a Suécia e blindados para o Uruguai — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova acordo de sigilo militar com a Suécia e blindados para o Uruguai

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou nesta terça-feira um acordo com a Suécia para proteção mútua de informações sensíveis. A proposta irá ajudar a proteger segredos tecnológicos e militares relacionados à fabricação dos caças militares Gripen, como explicou o senador Jorge Viana (PT-AC). Os senadores também aprovaram um projeto de lei autorizando o governo brasileiro a doar 25 viaturas blindadas de combate para o Uruguai.

04/09/2018, 16h05 - ATUALIZADO EM 04/09/2018, 16h55
Duração de áudio: 02:01
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião deliberativa com 08 itens. Na pauta, PLC 91/2018, que trata da doação de 25 tanques de guerra ao Uruguai. 

À mesa, vice-presidente da CRE, senador Jorge Viana (PT-AC).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU ACORDO COM A SUÉCIA QUE PROTEGE SEGREDOS MILITARES E TECNOLÓGICOS. LOC: OS SENADORES TAMBÉM VOTARAM PELA DOAÇÃO DE 25 BLINDADOS DE COMBATE PARA O URUGUAI. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Uma unidade industrial da Saab, empresa aeroespacial sueca de defesa e segurança, foi instalada em São Bernardo do Campo, São Paulo. A prioridade é a fabricação dos caças militares Gripen, com transferência de tecnologia para o Brasil. As instalações também deverão ser utilizadas para outros projetos desenvolvidos em parceria com empresas brasileiras, especialmente com a Embraer. Esse tipo de cooperação entre os dois países não seria possível sem a garantia do sigilo contratual para evitar o vazamento de segredos militares e tecnológicos. A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou um acordo com a Suécia para proteção mútua de informações sensíveis, como explicou o senador Jorge Viana, do PT do Acre. (Jorge Viana) A finalidade do acordo é assegurar, no interesse da segurança nacional, a proteção de informações classificadas trocadas no âmbito de instrumentos de cooperação ou contratos celebrados entre as Partes, seus indivíduos credenciados, bem como órgãos e entidades públicas e privadas. (Repórter) Os senadores também aprovaram um projeto de lei autorizando o governo brasileiro a doar 25 viaturas blindadas de combate para o Uruguai. Elas foram compradas dos Estados Unidos e desativadas pelo Brasil, após a compra de tanques alemães Leopard. O senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, justificou a doação. (Pedro Chaves) Reforçará o bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Uruguai, estreitando ainda mais os laços de cooperação militar. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores aprovou ainda a criação de grupos parlamentares de amizade com a Holanda e com o Congo, além de uma cooperação educacional com a Armênia. PDS 93/2018, PLC 91/2018, PRS 23/2018, PRS 34/2018, PDS 94/2018

Ao vivo
00:0000:00