Senado terá cúpula iluminada em amarelo em apoio à campanha de prevenção ao suicídio — Rádio Senado
Notícias

Senado terá cúpula iluminada em amarelo em apoio à campanha de prevenção ao suicídio

O Senado vai iluminar a sua cúpula de amarelo até o dia nove de setembro. A iniciativa faz parte da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e de conscientização e valorização da vida. No Brasil, uma pessoa se mata a cada 45 minutos. Entre os principais fatores de risco então a depressão e o abuso de drogas e, segundo especialistas, nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser evitados com diagnóstico e tratamento adequados. O senador Garibaldi Alves Filho, do MDB do Rio Grande do Norte, que pediu a iluminação, argumentou que é importante falar sobre o problema, cercado de tabus e preconceitos. O CVV tornou gratuitas as ligações feitas ao serviço de prevenção ao suicídio e atende, sob sigilo, no telefone 188, por e-mail ou bate papo na internet, no endereço www.cvv.org.br.

31/08/2018, 14h25 - ATUALIZADO EM 31/08/2018, 17h42
Duração de áudio: 02:15
A cúpula do Senado Federal ganha iluminação especial na cor amarela em apoio à campanha de prevenção ao suicídio chamada Setembro Amarelo. Neste domingo (10) é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Foto: Roque Sá/Agência Senado
Roque Sá/Agência Senado

Transcrição
A CÚPULA DO SENADO ESTARÁ ILUMINADA DE AMARELO DESTE SÁBADO ATÉ O DIA NOVE DE SETEMBRO. A INICIATIVA FAZ PARTE DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO, DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E DE CONSCIENTIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA. SEGUNDO ESPECIALISTAS, NOVE EM CADA DEZ MORTES PODERIAM SER EVITADAS COM DIAGNÓSTICO E TRATAMENTOS ADEQUADOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) No Brasil, uma pessoa se mata a cada 45 minutos. Entre os principais fatores de risco então a depressão e o abuso de drogas e, segundo médicos e especialistas, nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser evitados com diagnóstico e tratamento adequados. Para dar visibilidade ao problema de saúde pública e conscientizar a população, a campanha Setembro Amarelo promove ações educativas e de prevenção e valorização da vida em todo o País. A pedido do senador Garibaldi Alves Filho, do MDB do Rio Grande do Norte, e do Centro de Valorização da Vida, o CVV, o Senado participa da iniciativa e vai iluminar a sua cúpula de amarelo até o dia nove de setembro. Garibaldi argumentou que é importante falar sobre o problema cercado de tabus e preconceitos. (Garibaldi Alves Filho) “Eu acho que a sociedade não tem dimensão do problema e nós temos o imenso desafio de fazer com que ela possa se mobilizar em função disso.” (Repórter) Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o CVV tornou gratuitas as ligações feitas ao serviço de prevenção ao suicídio. A porta-voz e voluntária da entidade, Leila Herédia, lembrou que o trabalho feito busca aliviar o sofrimento e ouvir as pessoas em momentos de crise. (Leila Herédia) “A gente funciona como um pronto socorro emocional. A pessoa precisa conversar, dialogar, falar das angústias que estão incomodando ela naquele momento, seja de manhã, de tarde de noite, de madrugada, ela pode ligar para o CVV, nos sete dias da semana, nos 365 dias do ano, um voluntário lá para ouvi-la”. (Repórter) O CVV existe há 56 anos e atende, sob sigilo, no telefone 188, por e-mail ou bate papo na internet, no endereço www.cvv.org.br.

Ao vivo
00:0000:00