Governo deve ser responsável por feiras de ciência nas escolas de ensino médio — Rádio Senado
Proposta

Governo deve ser responsável por feiras de ciência nas escolas de ensino médio

A situação dos quase 200 mil bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2019 será tema de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A iniciativa é dos senadores Jorge Viana (PT-AC) e Cristovam Buarque (PPS-DF). Os parlamentares estão preocupados com possíveis cortes no orçamento do Ministério da Educação, que podem afetar os pesquisadores. O senador Waldemir Moka (MDB-MS) disse que o governo garantiu não haver cortes no orçamento da pesquisa e defendeu realocação dos recursos para priorizar a educação.

14/08/2018, 12h55 - ATUALIZADO EM 14/08/2018, 18h40
Duração de áudio: 01:55
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O GOVERNO FEDERAL DEVE SER RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR FEIRAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Experiências de química e física. Protótipos de robôs e novos aplicativos. Os projetos nas feiras estudantis de ciência e tecnologia estimulam a curiosidade e o rigor científico e podem criar soluções para ajudar a prevenir doenças, proteger o meio ambiente ou facilitar a vida doméstica. Para incentivar as exposições públicas em todo o País, uma proposta da senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e torna o governo federal responsável por organizar todos os anos, em parceria com os estados, feiras de Ciências e Tecnologia em escolas públicas de ensino médio. O relator, Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, destacou a importância dos eventos para o intercâmbio de informações, o desenvolvimento intelectual e cultural dos alunos e da própria comunidade. O senador também defendeu mais dinamismo e criatividade no ensino de ciências no Brasil. (Cristovam Buarque) “É preciso dinamizar o ensino de ciências no Brasil, este é um dos maiores problemas que nós temos. E aproveitar os espaços didático-pedagógicos para desenvolver nos estudantes não somente o gosto pelo método científico, mas também competências fundamentais para o trabalho, ligadas à inovação e ao senso comum. É algo deslumbrante ver aquela quantidade de meninos e meninas mostrando as suas experiências. O Brasil precisa desesperadamente disso.” (Repórter) A proposta está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, e se for aprovada, segue para a Câmara dos Deputados. PLS 360/2017

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