Relator da CPI da Previdência acredita ser possível manter o instituto saudável mesmo com envelhecimento da população — Rádio Senado
Previdência

Relator da CPI da Previdência acredita ser possível manter o instituto saudável mesmo com envelhecimento da população

Uma pesquisa do IBGE divulgada em julho mostrou que até 2060 o percentual de pessoas com mais de 65 anos vai passar de 9,2% para 25,5%. Assim, daqui a 42 anos um em cada quatro brasileiros será idoso. Qual será o impacto dessa nova realidade no dinheiro que está reservado para a aposentadoria? O relator da CPI que em 2017 passou um pente fino nos números da Previdência, senador Hélio José (Pros – DF), acredita ser preciso a adoção algumas medidas. Entre elas, a geração de empregos. Ouça mais detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, Larissa Bortoni.

03/08/2018, 12h49 - ATUALIZADO EM 03/08/2018, 13h20
Duração de áudio: 01:23
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A PREVIDÊNCIA PODE PERMANECER VIÁVEL MESMO COM O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO. LOC: A ANÁLISE É DO RELATOR DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE ANALISOU OS NÚMEROS DO INSTITUTO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. (Repórter).O Brasil está ficando mais velho. Uma pesquisa do IBGE divulgada em julho mostrou que até 2060 o percentual de pessoas com mais de 65 anos vai passar de 9,2% para 25,5%. Assim, daqui a 42 anos, um em cada quatro brasileiros será idoso. Qual será o impacto dessa nova realidade no dinheiro que está reservado para a aposentadoria? O relator da CPI que, em 2017, passou um pente fino nos números da Previdência, Hélio José, do Pros do Distrito Federal, acredita ser preciso a adoção de algumas medidas. Entre elas, a geração de empregos. (Hélio José) Para manter a Previdência saudável, primeiro não pode haver sonegação e, segundo, os recursos da Previdência têm que ser bem aplicados. E a gente precisa também ter condições de aumentar o mercado formal garantindo que mais pessoas possam pagar a Previdência. (Repórter) Entre as recomendações finais da CPI da Previdência estão a adoção de medidas para o equilíbrio do sistema previdenciário, como combate às fraudes, mais rigor na cobrança dos grandes devedores e o fim do desvio do dinheiro para outros setores.

Ao vivo
00:0000:00