CDR debate política nacional para o petróleo — Rádio Senado
Audiência pública

CDR debate política nacional para o petróleo

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo debateu nesta quarta-feira (04) a forma como o País está explorando o petróleo. Os debatedores questionaram decisões recentes da Petrobras, como de importar em vez de refinar diesel. E elogiaram liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski que suspendeu privatizações sem a autorização do Congresso Nacional. A presidente da CDR, Fátima Bezerra (PT-RN) e o senador Paulo Rocha (PT-BA), também elogiaram a liminar. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

04/07/2018, 13h27 - ATUALIZADO EM 04/07/2018, 15h34
Duração de áudio: 01:41
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realize audiência pública Interativa para debater o atual modelo de produção e exploração de petróleo e gás natural e seus impactos sobre o financiamento das políticas públicas no Brasil.

Mesa:
diretor da Federação Nacional dos Petroleiros, Agnelson Camilo;
diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e energia (Cerne), Jean Paul Prates;
presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN);
especialista, Consultor aposentado da Câmara dos Deputados, Paulo Cézar Lima;
representante de Representante, Federação Única dos Petroleiros (Fup), Deyvid Bacelar.


Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA A FORMA COMO O PAÍS ESTÁ EXPLORANDO O PETRÓLEO. LOC: OS DEBATEDORES QUESTIONARAM DECISÕES RECENTES DA PETROBRAS, COMO A DE IMPORTAR EM VEZ DE REFINAR DIESEL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O consultor aposentado da Câmara dos Deputados, Paulo Lima, e o pesquisador, Jean Paul Prates, questionaram o caminho tomado pela Petrobras nos últimos anos, de privilegiar a importação de diesel em vez de refinar o combustível no Brasil. Paulo Rocha, senador do PT do Pará, disse que essa era mais uma decisão do governo que transfere riquezas do Brasil para companhias internacionais. (Paulo Rocha) Transferindo as nossas riquezas a um custo alto da nossa inteligência mas também do financiamento de dinheiros públicos, estão transferindo isso para a lucratividade dos sócios minoritários que são as grandes petroleiras internacionais. Isso é um verdadeiro crime de lesa-pátria. (Repórter) Deyvid Bacelar e Agnelson Camilo, de sindicatos de Petroleiros, aproveitaram a audiência pública para elogiar a liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que suspendeu a privatização de estatais sem a autorização do Congresso Nacional. A presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, também elogiou a medida. (Fátima Bezerra) Um pouco, digamos assim, de um alento quando o STF através da decisão patriótica, brasileira, do ministro Lewandowski, quando numa liminar suspende uma série de processos em curso já, que é a venda da de setores da nossa Petrobras. (Repórter) Fátima pretende promover outros debates sobre a Petrobras fora de Brasília.

Ao vivo
00:0000:00