Eunício reafirma disposição de votar projeto de caminhoneiros. Senadores cobram do governo solução para o fim da greve — Rádio Senado

Eunício reafirma disposição de votar projeto de caminhoneiros. Senadores cobram do governo solução para o fim da greve

O presidente do Senado, Eunicio Oliveira, disse que o Congresso Nacional está pronto para votar qualquer projeto que acabe com a greve dos caminhoneiros, a exemplo do que define o valor do frete. Mas ponderou que a definição de preços dos combustíveis não é do Legislativo. Já o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), destacou que a responsabilidade pelo fim da greve é do governo.

25/05/2018, 18h23 - ATUALIZADO EM 25/05/2018, 18h23
Duração de áudio: 02:03
Em destaque, presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (MDB-CE) após a sessão.  

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE CONGRESSO NACIONAL ESTÁ DE PLANTÃO PARA VOTAR PROJETOS QUE ACABEM COM A PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS. LOC: SENADORES COBRAM DO GOVERNO SOLUÇÃO PARA O FIM DA GREVE. OPOSIÇÃO DEFENDE TABELAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS. GOVERNISTAS QUEREM DISCUTIR O TABELAMENTO DO VALOR DO FRETE. TÉC: O presidente do Senado, Eunicio Oliveira, reafirmou que o Congresso Nacional poderá ser convocado para votar projetos que eventualmente encerrem a greve dos caminhoneiros. Ele explicou que se o governo apontar as receitas para a isenção do PIS/Cofins, o Plenário poderá votar a proposta já aprovada pela Câmara. Eunício confirmou também que incluirá na pauta o projeto que define semestralmente o valor do frete, como querem os caminhoneiros. (Eunicio): Tudo que for necessário para encontrar uma solução nessa questão dos combustíveis, o Congresso está aberto para o debate. Se o governo mandar agora um projeto de emergência para resolver essa questão, vou reunir o Congresso extraordinariamente. Estamos aqui de plantão. Agora repito que não temos legitimidade para iniciativa de mudança no preço dos combustíveis. Isso cabe exclusivamente ao Executivo. (REP): Apesar da disposição do Congresso Nacional, o vice-presidente do Senado, Cássio Cunha Lima do PSDB da Paraíba, voltou a criticar o governo que ainda não conseguiu encerrar a greve dos caminhoneiros. (Cássio) O líder do PT, senador Lindbergh Farias do Rio de Janeiro, avalia que o fim da greve dos caminhoneiros passa por mudanças no reajuste dos combustíveis como um todo. Ele citou a apresentação de um projeto de lei que vai limitar os aumentos a uma vez por ano, como era no passado. (Lindbergh) O projeto do preço do frete está na Comissão de Assuntos Econômicos, mas poderá ir direto para o Plenário mediante um requerimento de urgência.

Ao vivo
00:0000:00