Rompimento de contrato coloca em risco o calendário da transposição do Rio São Francisco — Rádio Senado
CDR

Rompimento de contrato coloca em risco o calendário da transposição do Rio São Francisco

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) discutiu nesta quarta-feira (16) o calendário da transposição do Rio São Francisco. A empresa responsável pelas obras do eixo norte rompeu o contrato alegando dificuldades financeiras. O calendário para conclusão dos canais, que já estava atrasado, agora ficou indefinido. Segundo a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), o rompimento do contrato aumenta os prejuízos financeiros e sociais para o Nordeste.

16/05/2018, 14h20 - ATUALIZADO EM 16/05/2018, 14h29
Duração de áudio: 02:06
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) cancela audiência interativa com o ministro da Integração Nacional, para tratar sobre a conclusão do projeto de transposição do rio São Francisco, principalmente os ramais que beneficiam Rio Grande do Norte e Paraíba.

À mesa, presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: APÓS ROMPIMENTO DE CONTRATO, O CALENDÁRIO PARA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO CORRE O RISCO DE ATRASAR NOVAMENTE. LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NESTA QUARTA-FEIRA NO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A empresa Emsa, responsável pelas obras do eixo norte da transposição do Rio São Francisco, rompeu o contrato alegando dificuldades financeiras. O calendário para conclusão dos canais, que já estava atrasado, agora ficou indefinido. A transposição começou em 2007 com prazo de três anos para terminar e um custo previsto de cerca de seis bilhões de reais. Mais de dez anos depois as obras do eixo Norte ainda não terminaram e os gastos já somam praticamente dez bilhões. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, afirmou que o rompimento do contrato aumenta os prejuízos financeiros e sociais para o Nordeste e questionou os novos prazos para a conclusão das obras. (Fátima Bezerra) Essa obra tinha data para ser entregue. (...) No início do ano era para ter chegado já no Ceará e no meio do ano, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. (...) Agora é meio do ano, Ceará e final do ano, Paraíba e Rio Grande do Norte. E nossa pergunta. Esse calendário vai ser mantido? (Repórter) Fátima Bezerra lembrou que várias barragens no Rio Grande do Norte estão com os reservatórios de água abaixo do nível normal após seis anos de seca no Nordeste. (Fátima Bezerra) Se as chuvas não tivessem caído neste início de ano, eu não sei como é que estaria a situação do Rio Grande do Norte em matéria de colapso hídrico. (Repórter) A audiência pública sobre a transposição com o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, que aconteceria nesta quarta-feira na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado foi remarcada para o dia 05 de junho pela manhã.

Ao vivo
00:0000:00