CDR vai debater fechamento de centenas de agências dos Correios — Rádio Senado
Audiência pública

CDR vai debater fechamento de centenas de agências dos Correios

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo vai discutir em audiência pública o possível fechamento de centenas de agências dos Correios. Dependendo do número de fechamentos, serão demitidos até 5.300 servidores, que se juntariam aos 14 milhões de desempregados no País. A direção dos correios alega que várias agências são deficitárias e ficam muito próximas entre si. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) protestou contra a demissão de servidores, especialmente no momento atual da economia brasileira. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

09/05/2018, 13h21 - ATUALIZADO EM 09/05/2018, 13h21
Duração de áudio: 02:20
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião com 9 itens. Na pauta, o PLS 68/2016, que amplia benefícios tributários à Zona Franca Verde.

À mesa, vice-presidente da CDR, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO VAI DEBATER EM AUDIÊNCIA PÚBLICA O FECHAMENTO DE CENTENAS DE AGÊNCIAS DOS CORREIOS EM DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS. LOC: SENADORA ARGUMENTA QUE A DECISÃO IRÁ GERAR AINDA MAIS DESEMPREGO, QUANDO O PAÍS JÁ TEM MAIS DE 14 MILHÕES DE PESSOAS SEM TRABALHO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A diretoria dos Correios aprovou em fevereiro uma proposta para fechamento de 513 agências e demissão de servidores. Novos estudos ainda em andamento poderão alterar esse total. Dependendo de quantas agências forem fechadas, também mudaria o número de servidores demitidos. Mas seriam até 5.300 pessoas que se juntariam aos 14 milhões de desempregados no País. A direção dos Correios alega que várias agências são deficitárias e ficam muito próximas entre si. Segundo o presidente interino da empresa, Carlos Fortner, o processo de fechamento deve acontecer gradualmente, estado a estado. O requerimento aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo convida não só o presidente interino, como representantes dos trabalhadores. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, também assinou o requerimento e protestou contra a demissão de servidores, especialmente no momento atual. (Lídice da Mata) Não é possível admitir que o desemprego já chegando ao ponto em que chegou no Brasil, ele se agrave com medidas do próprio governo, que deveria estar no sentido oposto com medidas que pudessem (...) estimular o crescimento da economia e gerar empregos. (Repórter) Lídice da Mata reconheceu que existe prejuízo nas operações de várias agências dos Correios. Mas alega que isso pode ser intencional, para justificar o enxugamento do serviço público e eventualmente até levar à privatização da empresa. (Lídice da Mata) Primeiro deixam haver o prejuízo, ou seja, vão no sentido de desestimular a manutenção proativa e eficiente das agências para depois justificar o seu fechamento. Esse é um manual já conhecido. (Repórter) A comissão aprovou ainda um requerimento para fazer mais três debates sobre as obras físicas e sociais para integração do Rio São Francisco. RDR 18/2018

Ao vivo
00:0000:00