Comissão de Infraestrutura reconduz Adalberto Tokarski ao cargo de diretor da Antaq — Rádio Senado
Sabatina

Comissão de Infraestrutura reconduz Adalberto Tokarski ao cargo de diretor da Antaq

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou a recondução de Adalberto Tokarski para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) lembrou a importância do rio Madeira para escoar a produção e abastecimento da região Norte. A indicação da Presidência da República segue para análise em Plenário. A reportagem é de Iara Farias Borges.

08/05/2018, 15h48 - ATUALIZADO EM 08/05/2018, 15h49
Duração de áudio: 02:10
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza sabatina de Adalberto Tokarski, reconduzido ao cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Em pronunciamento, indicado a diretoria da Antaq, Adalberto Tokarski.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: ADALBERTO TOKARSKI FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PARA SER RECONDUZIDO AO CARGO DE DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS. LOC: A INDICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, AGORA, SERÁ EXAMINADA NO PLENÁRIO DO SENADO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Por quinze votos favoráveis e um contrário, a Comissão de Infraestrutura aprovou a recondução de Adalberto Tokarski para o cargo de diretor da Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O indicado destacou a importância dos portos para o transporte de cargas e dos produtos brasileiros para o exterior. Ele informou que, apesar da crise, houve um aumento em mais de 8% na movimentação dos portos brasileiros em 2017, em comparação a 2016. Adalberto Tokarski disse que vai levar ao Ministério dos Transportes uma agenda para facilitar o investimento, tanto público como privado, para melhorar a infraestrutura portuária e ferroviária do País. (Adalberto Tokarski) “Os portos são parte importante no contexto de qualquer nação. Não se pode negar que o desenvolvimento de um país passa, necessariamente, pelos seus meios de transportes, reflete diretamente na sua economia. E sendo assim, torna-se a logística de movimentação de cargas um instrumento indispensável para que um país possa ser competitivo dentro do mercado globalizado de alta concorrência”. (Repórter) Como exemplo, o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, citou o rio Madeira como hidrovia importante para a região Norte. (Eduardo Braga – 24”) “O rio Madeira é responsável por boa parte do escoamento da produção para ser exportada, Agora, além dos grãos que vem através desta hidrovia, eu diria que 70% do abastecimento da indústria, do atacado e do varejo, também vem pela hidrovia do Madeira. Portanto a hidrovia do Madeira é importante, é estratégica”. (Repórter) Também destacou o papel da hidrovia do rio Madeira para o escoamento da produção o relator da indicação, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia. Ele lembrou que a navegabilidade no rio pode ficar comprometida no período de estiagem se não for feita a dragagem. Agora, a indicação de Adalberto Tokarski para a direção da Antaq segue para análise do Plenário. MENSAGEM (SF) 25/2018

Ao vivo
00:0000:00