CDR vai debater política nacional de segurança de barragens — Rádio Senado
Audiência pública

CDR vai debater política nacional de segurança de barragens

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo vai discutir em audiência pública a Política Nacional de Segurança de Barragens. A lei aprovada em 2010 exige uma outorga do governo com dados do empreendedor e da construção. Mas quase metade das barragens brasileiras, construídas antes da legislação, não possuem a autorização. A senadora Regina Sousa (PT-PI) defendeu revisões periódicas das barragens para evitar acidentes ambientais ou humanitários. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

25/04/2018, 13h24 - ATUALIZADO EM 25/04/2018, 13h24
Duração de áudio: 01:51
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião deliberativa com 07 itens. Na pauta, o PLS 68/2016, que amplia benefícios tributários à Zona Franca Verde. 

À bancada em pronunciamento, senadora Regina Sousa (PT-PI).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO VAI DEBATER EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA DE BARRAGENS. LOC: SENADORA DEFENDE REVISÃO PERIÓDICA DAS CONSTRUÇÕES PARA EVITAR ACIDENTES. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) O Brasil tem quase 23 mil barragens que podem servir tanto para contenção de águas, como para navegações, turismo e hidrelétricas. A grande quantidade dificulta a fiscalização e o monitoramento. Segundo a Agência Nacional de Águas, pelo menos 45% dessas barragens funcionam sem autorização oficial. É que muitas construções ocorreram antes da Política Nacional de Segurança de Barragens, que passou a exigir a autorização a partir de 2010. Isso aumenta o risco de, por exemplo, acidentes ambientais e humanitários. O assunto foi debatido este mês em Brasília durante um seminário do governo federal. Mas a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado decidiu aprofundar a discussão em audiência pública. A senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, leu o pedido para o debate e lembrou um problema que aconteceu recentemente em uma cidade piauiense. (Regina Sousa) Nós tivemos um agora que desalojou muita gente. O medo da barragem romper fez o governo tirar muita gente de perto. (Repórter) Regina Sousa defendeu a obrigatoriedade de uma revisão periódica das barragens para que ameaças de rompimento não obriguem as pessoas a deixarem suas casas. (Regina Sousa) Seja obrigatório ter essas revisões para poder não colocar a população em risco. (Repórter) Após a lei de 2010 é necessária uma outorga do governo para se construir uma barragem. O empreendedor e os dados da construção precisam ser devidamente identificados pelas autoridades competentes. RDR 11/2018, lei 12.334/2010

Ao vivo
00:0000:00