Comissão de Educação debate os desafios da universidade brasileira — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão de Educação debate os desafios da universidade brasileira

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) discutiu em audiência pública o tema “Universidade: Escada para ascensão social ou alavanca para o progresso nacional?” O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que pediu o debate, defende o fortalecimento da educação básica como forma de preparar melhor os estudantes para o ensino superior. Para o professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Isaac Roitman, é preciso construir a universidade brasileira.

18/04/2018, 14h33 - ATUALIZADO EM 18/04/2018, 16h23
Duração de áudio: 02:05
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para debater o tema: "Universidade: Escada para ascensão social ou alavanca para o progresso nacional?". 

Mesa: 
secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino; 
coordenadora geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino - Sesu/MEC, Nara Maria Pimentel; 
presidente eventual da CE, senador Cristovam Buarque (PPS-DF); 
professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Célio da Cunha.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A UNIVERSIDADE BRASILEIRA PRECISA SE RECONSTRUIR PARA VENCER DESAFIOS COMO QUALIDADE, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO E AUTONOMIA. LOC: ESSAS SÃO OBSERVAÇÕES DE ESPECIALISTAS QUE PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter): O debate na Comissão de Educação foi proposto pelo senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, para discutir o papel da universidade: promover ascensão das pessoas ou alavancar o desenvolvimento do País? Na avaliação do professor da Universidade Católica de Brasília, Célio da Cunha, conhecimento como estratégia gera desenvolvimento. Uma das preocupações do senador Cristovam Buarque é com o acesso à educação superior. Para ele, o preparo à universidade deve começar na educação básica. (Cristovam Buarque) “Nós temos a ideia muito forte do direito de entrar na universidade e não do direito de chegar ao final do ensino médio tão preparado – rico quanto pobre – por uma educação de base da máxima qualidade, e que permita selecionar os melhores, como a gente faz com futebol. E no futebol isso é possível porque a bola é redonda para todos”. (Repórter) Para a representante do Ministério da Educação, Nara Pimentel, os jovens estão perdidos entre a faculdade e o mercado de trabalho. Na avaliação dela, é preciso repensar o modelo de educação superior no País. (Nara Pimentel) “Eu tenho clara convicção de que é chegado o momento de se repensar o modelo de ensino superior brasileiro, de curso A, B, C ou D. É o modelo em si que precisa ser repensado”. (Repórter) Ao afirmar que falta planejamento e integração entre os cursos superiores, o professor emérito da Universidade de Brasília Isaac Roitman defendeu a criação efetiva da universidade brasileira. (Isaac Roitman) “A gente só reforma quando ela já foi construída. Temos uma universidade no Brasil? Minha resposta é não! O que nós temos é um aglomerado de faculdades de estrutura vertical, que se reúnem e são administradas juntamente e a gente deu o nome de universidade”. (Repórter) Outra audiência pública na Comissão de Educação vai aprofundar o debate do assunto. A data e os nomes dos convidados ainda serão definidos. RCE 63/2017

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