CDH debate segurança pública com representantes da polícia e dos direitos humanos — Rádio Senado
Audiência pública

CDH debate segurança pública com representantes da polícia e dos direitos humanos

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) recebeu, nesta terça-feira (20), representantes das polícias, educadores e conselheiros da criança e do adolescente para debater sobre a Segurança Pública no país. Os convidados foram unânimes na opinião de que há necessidade de reformulação de políticas a curto, médio e longo prazo na área. O vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS) celebrou o debate, que, para ele, ajuda a desconstruir a ideia de que um setor é contra o outro. As informações são da repórter Marciana Alves, da Rádio Senado.

20/03/2018, 19h19 - ATUALIZADO EM 20/03/2018, 21h53
Duração de áudio: 01:40
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência interativa para tratar sobre segurança pública no Brasil, com foco no projeto de segurança pública e socioeducativo.

Mesa:
secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Berenice Maria Giannella;
professor da Universidade de Brasília e pesquisador do Sistema Socioeducativo, Fábio Félix;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
2º Sargento da Policial Militar do Estado de Goiás, Denise Brasil Menezes;
sargento representante da Associação Nacional de Praças (Anaspra) e da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militar do Espírito Santo, Renato Martins Conceição.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS RECEBEU REPRESENTANTES DAS FORÇAS POLICIAIS E DOS DIREITOS HUMANOS PARA DEBATER A SEGURANÇA PÚBLICA. LOC: OS CONVIDADOS DEFENDERAM QUE O SISTEMA PRECISA DE MUDANÇAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARCIANA ALVES. (Repórter) A audiência pública na Comissão de Direitos Humanos sobre a segurança pública foi marcada por críticas ao atual modelo prisional brasileiro, à redução da maioridade penal e à falta de investimentos na valorização dos profissionais do setor. Para o pesquisador do sistema socioeducativo Fábio Félix, a falta de estrutura das unidades para menores contribui para os índices de reincidência. (Fábio Félix) Nós precisamos levar uma juventude - que a gente está jogando no sistema carcerário -, para um sistema socioeducativo que funcione. Nós precisamos tratar. Atender a nossa juventude. E não reduzir a idade penal. (Repórter) A segunda sargento da Polícia Militar de Goiás, Denise Brasil defendeu parcerias entre o governo e empresas privadas para gerar oportunidades de trabalho a pessoas que saem do sistema carcerário. (Denise Brasil) O Estado precisa punir o infrator? Precisa. Porém ele precisa tratar também aquele homem que está ali. E nós sabemos que o que muda uma pessoa é o estudo e o trabalho e se não for tratada essa base educação e trabalho, nós não vamos chegar a lugar algum. (Repórter) O vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, celebrou a aproximação de representantes dos direitos humanos e das forças policiais no debate: (Paulo Paim) Eu acho que nessa linha de aproximação, tem tudo para que de fato, direitos humanos e as forças de segurança possam apontar e dizer: nós todos estamos na linha de fazer o bem. (Repórter) Os convidados foram unânimes na opinião de que são necessárias mudanças a curto, médio e longo prazo na segurança pública.

Ao vivo
00:0000:00