Fundos fechados de investimentos poderão pagar mais impostos — Rádio Senado
Comissões

Fundos fechados de investimentos poderão pagar mais impostos

A Comissão mista que analisava a MP 806/2017 aprovou nesta quarta-feira o relatório final. De acordo com o texto, os investidores dos fundos fechados, do qual geralmente fazem parte as pessoas mais ricas, terão que pagar, semestralmente e a partir de janeiro de 2019, imposto de renda sobre os rendimentos. Atualmente essas pessoas recolhem os tributos quando do resgate das cotas ou na amortização dos fundos. Ouça a reportagem de Larissa Bortoni, da Rádio Senado.

07/03/2018, 18h26 - ATUALIZADO EM 07/03/2018, 18h26
Duração de áudio: 01:21
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 806/2017, que trata sobre tributação dos fundos exclusivos, realiza reunião para apreciação de relatório.

Mesa:
presidente da MP 806/2017, senador Eduardo Amorim (PSDB-SE);
relator da MP 806/2017, deputado Wellington Roberto (PR-PB);
deputado André Moura (PSC-SE).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS FUNDOS FECHADOS DE INVESTIMENTOS PODERÃO PAGAR MAIS IMPOSTO DE RENDA. É O PREVISTO NA MP 806 DE 2017, QUE ESTÁ PRONTA PARA EXAME NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. LOC: A MEDIDA FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO MISTA DE DEPUTADOS E SENADORES. REPÓRTER LARISSA BORTONI. Os fundos fechados são usados por grandes investidores. Normalmente são poucos integrantes, com prazo de duração delimitado e não é permitida a livre movimentação do cotista. Até agora os participantes desses fundos recolhem impostos no resgate das cotas ou na amortização dos fundos. O texto aprovado na comissão determina que a partir de janeiro do ano que vem a arrecadação do imposto sobre os rendimentos aconteça semestralmente. O senador Eduardo Amorim, do PSDB de Sergipe, disse que esse novo método de cobrança contempla uma reivindicação de parcela da sociedade para que os mais ricos paguem mais impostos. (EA) O governo estima arrecadar cerca de dez bilhões de reais com esses fundos. Ditos fundos fechados. Dizem os especialistas, os entendidos que é a hora daqueles que acumulam grandes fortunas, grandes riquezas, sobretudo investindo nesses fundos realmente serem tributados e pagar mais aí por essas fortunas. (LB) A MP 806/2017 tem que passar por votações nos plenários da Câmara e do Senado antes de oito de abril. Caso isso não aconteça, a medida perde a validade.

Ao vivo
00:0000:00