Estádios com mais de 20 mil torcedores podem ser obrigados a contar com sistema de monitoramento por imagens — Rádio Senado
Segurança

Estádios com mais de 20 mil torcedores podem ser obrigados a contar com sistema de monitoramento por imagens

Os estádios brasileiros com capacidade superior a 20 mil torcedores podem ser obrigados a ter um sistema de monitoramento por imagens. Essa foi uma das emendas apresentadas pelo senador Hélio José (PROS-DF) à nova Lei Geral do Esporte (PLS 68/2017). O senador também propôs o cadastro dos torcedores maiores de 16 anos para acesso aos jogos. Hélio José acredita que essas medidas vão ajudar a separar o “joio do trigo”. O senador Paulo Paim (PT-RS) destaca que a rivalidade no futebol não pode ser motivo para a violência.  A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

07/03/2018, 19h13 - ATUALIZADO EM 07/03/2018, 19h13
Duração de áudio: 01:25
Fotos: Secom/ BA

Transcrição
LOC: ESTÁDIOS E GINÁSIOS COM CAPACIDADE SUPERIOR A 20 MIL ESPECTADORES PODEM PASSAR A CONTAR COM MONITORAMENTO DE IMAGENS E TORCEDORES COM MAIS DE 16 ANOS PODEM TER QUE SE CADASTRAR PARA TER ACESSO AOS JOGOS. LOC: AS IDEIAS, EM DISCUSSÃO NA NOVA LEI GERAL DO ESPORTE, FORAM APRESENTADAS PELO SENADOR HÉLIO JOSÉ, DO PROS DO DISTRITO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE. TÉC: Em 2017 aconteceram 11 mortes devido a confrontos ligados a jogos de futebol de acordo com pesquisa do sociólogo Maurício Murad, da Universo, instituição de ensino do Rio de Janeiro. Para coibir esse tipo de violência, o senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, apresentou emendas ao texto da nova Lei Geral do Esporte para obrigar o cadastro de torcedores com mais de 16 anos e o monitoramento por imagem dos estádios com capacidade para mais de 20 mil torcedores: (Hélio José) Visando a separar o joio do trigo, porque aqueles que estão devidamente penalizados pelo Estatuto do Torcedor, com a certificação digital, não poderão acessar o estádio, porque automaticamente estarão no cadastro negativo. Aqueles que estiveram com um mandado de prisão por quaisquer outros motivos no nosso País – ou até fora do nosso País – também estarão no cadastro negativo, não podendo acessar o espetáculo. (REP) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, destacou que o futebol não pode ser motivo para a violência: (Paulo Paim) De fato, a preocupação existe. Todos nós combatemos todo tipo de violência, principalmente nos estádios de futebol. As divergências são legítimas; mas nós que somos amantes da democracia não podemos permitir nenhum tipo de violência. (REP) O projeto que trata da Lei Geral do Esporte aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça, onde tem a relatoria do senador Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00