Senadores do Nordeste lamentam os baixos níveis de água nas barragens da região
O Nordeste brasileiro enfrenta o sexto ano de estiagem. De acordo com dados do monitor da seca da Agência Nacional de Águas, 25% da região está com a chamada “seca excepcional”, quando há baixo índice de águas em reservatórios, córregos e poços de água. O Senador Elmano Férrer (PMDB-PI), aponta que em seu estado vários reservatórios estão com índices abaixo de 5% do volume de água. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) pediu mais investimentos na área de segurança hídrica. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado:
Transcrição
LOC: O NORDESTE BRASILEIRO ENFRENTA O SEXTO ANO DE ESTIAGEM.
LOC: A FALTA DE CHUVAS ESTÁ DERRUBANDO O NÍVEL DAS BARRAGENS E AÇUDES DA REGIÃO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.
TÉC: A região Nordeste do Brasil já enfrenta o sexto ano de estiagem e os reservatórios da região apresentam índices muito baixos, sendo que alguns deles já estão secos. No total, de acordo com a Agência Nacional de Águas, ANA, são 398 açudes que abastecem a área urbana dos municípios nordestinos. O senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, apontou que no final de 2017 a situação das barragens em seu estado era extremamente crítica:
(Elmano) Barragens completamente secas, como a de Cajazeiras no Município de Pio IX, do Semiárido típico, com volumes críticos. Aliás, essa barragem de Cajazeiras está há três anos sem água, totalmente seca; em Fronteiras, o açude Barreiras, abaixo de 1%; o açude de Estreito, em Padre Marcos, com 6% do seu volume máximo de água; a de Piaus, com 4%, em São Julião.
(REP) A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, destacou que a população enfrenta dificuldades para conseguir água de qualidade e solicitou recursos para a área de segurança hídrica da região:
(Fátima Bezerra) No meu Estado, no ano passado, houve um verdadeiro tumulto, uma angústia grande quando chegou ao conhecimento da população que uma das barragens mais antigas e importantes do nosso Estado, e que infelizmente secou já em função desses seis anos de estiagem – refiro-me ao Açude Gargalheiras, na cidade de Acari.
(REP) De acordo com o monitor de secas da ANA, apenas 10% do Nordeste não apresenta algum nível de seca. 25% da região está com a chamada “seca excepcional”, quando há escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água.