Comissão de Transparência aprova proposta que limita uso de carros oficiais — Rádio Senado
Proposta

Comissão de Transparência aprova proposta que limita uso de carros oficiais

Carros oficiais só para presidente e vice da República, ministros, comandantes das Forças Armadas e presidentes da Câmara, Senado e Supremo tribunal federal. Uma proposta (PLC 97/2017) com este teor foi aprovada nesta quarta-feira (13) na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). Para o relator, senador Cristovam Buarque (PPS – DF), o projeto é importante para diminuir a distância entre políticos e população.

13/12/2017, 12h09 - ATUALIZADO EM 13/12/2017, 13h31
Duração de áudio: 01:09
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião deliberativa com 22 itens. Na pauta, o PLS 457/2016, que prevê o uso de segurança privada no interior dos locais de eventos esportivos.

À bancada, senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: CARROS OFICIAIS SÓ PARA PRESIDENTE E VICE DA REPÚBLICA, MINISTROS, COMANDANTES DAS FORÇAS ARMADAS E PRESIDENTES DA CÂMARA, SENADO E SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE TEOR FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E SEGUE PARA ANÁLISE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O uso de automóveis oficiais hoje é permitido a quem tenha funções de representação, como os senadores. A proposta aprovada na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor restringe essa possibilidade ao presidente e vice-presidente da República, ministros e comandantes das Forças Armadas e ainda aos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal. Os veículos que não se encaixarem nessas categorias serão destinados ao uso nas áreas de segurança pública, educação e saúde. Para o relator, senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, o projeto é importante para diminuir a distância entre políticos e população. (Cristovam Buarque) O que ele busca a fazer o que a maior parte dos países têm: o uso de carro oficial é uma coisa restrita. Por exemplo, os ministros, eu creio, que em Cingapura, nem os ministros tem carro oficial. Só o primeiro-ministro e o presidente da república eu creio. Pois é nessa direção que vai o projeto. (Repórter) A proposta seguiu para a votação na Comissão de Constituição e Justiça. PLC 97 de 2017

Ao vivo
00:0000:00