Senado instala comissão para analisar novo Código Comercial — Rádio Senado
Comércio

Senado instala comissão para analisar novo Código Comercial

O Senado instalou, nesta quarta-feira (6), uma comissão temporária para analisar o anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas para atualizar o Código Comercial brasileiro. A lei atual está em vigor desde 1850 e conta com uma série de artigos revogados. O presidente da comissão temporária, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), acredita que o Brasil precise de um novo marco legal na área do comércio que garanta segurança jurídica e melhoria no ambiente de negócios, tendo em vista o desenvolvimento do país. O relator do anteprojeto, senador Pedro Chaves (PSC-MS), pretende debater o assunto em audiências públicas, inclusive fora do Senado.

06/12/2017, 16h51 - ATUALIZADO EM 06/12/2017, 17h06
Duração de áudio: 02:15
Comissão Temporária para Reforma do Código Comercial (CTREFCC) realiza reunião para instalação, e eleição presidente e designação do relator.

Mesa:
ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha;
relator da CTREFCC, senador Pedro Chaves (PSC-MS)
presidente da CTREFCC, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE); 
professor titular de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fábio Ulhôa Coelho.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO INSTALOU UMA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ANALISAR O NOVO CÓDIGO COMERCIAL BRASILEIRO. LOC: A IDEIA É PROMOVER AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E VOTAR UMA NOVA PROPOSTA NO PRÓXIMO ANO. REPÓRTER PAULA GROBA. (Repórter) Originado no direito comercial, que rege os direitos e obrigações das empresas, o Código Comercial brasileiro está em processo de atualização no Senado. Isso porque a lei em vigor, de 1850, já não atende mais as regras atuais. Hoje, apenas o que se refere ao Direito Comercial Marítimo está em vigor. Os demais assuntos acabaram sendo revogados pelo Código Civil brasileiro. Mas, segundo o presidente da comissão de juristas responsável pela atualização, ministro João Otávio de Noronha, nem o Código Civil, nem o de Defesa do Consumidor são totalmente compatíveis com as leis necessárias às empresas. (João Otávio de Noronha) O Código Civil de 2003 é um Código Civil que começou a elaboração em 1975 inspirado ainda num Brasil ainda incipiente em termos de indústria e de um comércio forte. (Repórter) Para o presidente da comissão parlamentar que vai analisar a proposta, senador Fernando Bezerra Coelho, do PMDB de Pernambuco, o Brasil precisa de um novo marco legal na área do comércio que garanta segurança jurídica e melhoria no ambiente de negócios, tendo em vista o desenvolvimento do país. (Fernando Bezerra Coelho) a gente sabe que pra retomada dos investimentos se colocar a economia de maneira sustentável uma das coisas mais reclamadas é a melhoria do ambiente de negócios e, sobretudo, a segurança jurídica para que os investimentos possam retomar de forma consistente, de forma sustentável. Oxalá até o final do próximo ano entregar votado aqui no Senado essa proposta. (Repórter) Eleito relator do anteprojeto elaborado pelos juristas, o senador Pedro Chaves, do PSC de Mato Grosso do Sul, disse que pretende debater o assunto com audiências inclusive fora do Senado. (Pedro Chaves) Nós pretendemos tornar o trabalho mais dinâmico possível. Trabalhar não só aqui em Brasília mas na CNI, Associações comerciais, federações, fazer um trabalho extremamente dinâmico que vai ao encontro de toda a população e principalmente do empresariado que trabalha na área comercial. (Repórter) Uma nova reunião para a votação do plano de trabalho foi agendada para a próxima quarta-feira, às duas e meia da tarde.

Ao vivo
00:0000:00