CCT vai discutir denúncias de corrupção na compra de direitos de transmissões esportivas — Rádio Senado
Comissões

CCT vai discutir denúncias de corrupção na compra de direitos de transmissões esportivas

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou o pedido do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para realizar uma audiência pública para discutir denúncias de corrupção na obtenção de exclusividade na transmissão de eventos esportivos. Entre os convidados para a reunião, estão representantes da Rede Globo de Televisão e do Ministério Público Federal. O debate foi motivado pela delação premiada do ex-executivo da empresa argentina Torneos y Competencias, Alejandro Burzaco, que teria revelado à Justiça americana um esquema de pagamento de propina para que emissoras de TV conseguissem a exclusividade de transmissão dos jogos das Copas do Mundo, Libertadores e Sul-Americana.

28/11/2017, 17h52 - ATUALIZADO EM 28/11/2017, 18h45
Duração de áudio: 01:52
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 103 itens. Entre eles, o PLC 141/2017, sobre bloqueio de sinal de celular em prisões.

À mesa, presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA). Na bancada, senadora Regina Sousa (PT-PI)
senador Lindbergh Farias (PT-RJ);
senador Paulo Rocha (PT-PA); senador Ivo Cassol (PP-RO).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO NA OBTENÇÃO DE EXCLUSIVIDADE NA TRANSMISSÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS. LOE: ENTRE OS CONVIDADOS PARA A SESSÃO ESTÃO REPRESENTANTES DA TV GLOBO E DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: O requerimento do senador Lindbergh Farias do PT do Rio de Janeiro foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Ciência e Tecnologia. Ele sugeriu que sejam ouvidas três pessoas sobre as denúncias de pagamento de propina para que emissoras de TV conseguissem a exclusividade de transmissão dos jogos das Copas do Mundo, Libertadores e Sul-Americana. O único nome definido é o do ex-executivo da TV Globo, Marcelo Campos, responsável por negociar direitos esportivos. A própria emissora deverá indicar um representante assim como o Ministério Público Federal. Lindbergh Farias citou a delação premiada do ex-executivo da empresa argentina Torneos y Competencias, Alejandro Burzaco, que teria revelado o esquema em depoimento à justiça norte-americana no caso conhecido como Fifa Gate. E afirmou que além dos Estados Unidos, a Suíça e a Espanha também investigam as denúncias de corrupção entre as TVs e a Fifa. (Lindbergh) É uma acusação de um delator, que disse que houve uma reunião em se tratando da Copa de 2026 e 2030 em que houve o pagamento de US$ 30 milhões por parte da Globo e da Televisa. Inclusive, cita para quem foi e para onde foi o dinheiro, para uma conta na Suíça. Tem que ser feita aqui uma investigação. REP: Por se tratar de convite, nenhum representante é obrigado a comparecer à audiência. Mas Lindbergh Farias não descarta pedir uma CPI para investigar as denúncias do pagamento de propina para a exclusividade de transmissão dos jogos da Copa. (Lindbergh) A primeira posição nossa foi de fazer um convite. Se houver uma recusa, nós estamos pensando em coletar assinaturas para constituição de uma CPI. REP: Ainda não há uma data da audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia para discutir a denúncia de corrupção envolvendo a Fifa e emissoras de TV que transmitem os jogos da Copa do Mundo. Da RS, HC.

Ao vivo
00:0000:00