Governo altera proposta orçamentária para 2018 — Rádio Senado
Orçamento 2018

Governo altera proposta orçamentária para 2018

Já está no Congresso Nacional a proposta de revisão do orçamento de 2018. As mudanças alteraram o calendário de votações e de apresentação de emendas parlamentares. Salário mínimo também tem valor alterado de 969 reais para 965. Os integrantes da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO) que vão analisar a proposta, afirmaram que as alterações foram tão profundas que, na prática, pode ser considerado um projeto novo. O presidente da CMO, senador Dário Berger (PMDB – SC), reconhece o clima tenso, mas avalia que o projeto será aprovado.

31/10/2017, 21h43 - ATUALIZADO EM 01/11/2017, 13h44
Duração de áudio: 02:04
As Comissões Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realizam audiência pública conjunta com o presidente do Banco Central (BC) para avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial. 

A Comissão de Finanças e Tributação, da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados também participa da reunião. 

Mesa: 
chefe da Assessoria Econômica da Presidência do Banco Central (BC), Fábio Araújo; 
presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn; 
presidente da CMO, senador Dário Berger (PMDB-SC); 
presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, deputado Wilson Filho (PTB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: JÁ CHEGOU AO CONGRESSO NACIONAL A PROPOSTA DE REVISÃO DO ORÇAMENTO DE 2018. AS MUDANÇAS ALTERARAM O CALENDÁRIO DE VOTAÇÕES E DE APRESENTAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES. LOC: SALÁRIO MÍNIMO TAMBÉM TEM VALOR ALTERADO DE 969 REAIS PARA 965. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. TÉC: O governo enviou ao Congresso Nacional a revisão do Projeto de Lei do Orçamento de 2018, que incorporou as mudanças da meta fiscal. Os integrantes da comissão mista que vão analisar a proposta, afirmaram que as alterações foram tão profundas que, na prática, pode ser considerado um projeto novo. O presidente da CMO, senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, reconhece o clima tenso, mas avalia que o projeto será aprovado: (BERGER) Na verdade, nós todos estamos muito estressados. O projeto demorou muito a aportar na Comissão Mista de Orçamento. O problema do Brasil é que a crise continua, os recursos são poucos e as demandas são muitas. Eu espero cumprir com a minha obrigação de dirigir os trabalhos. (REP) A nova versão do projeto de lei do Orçamento de 2018 incorporou o aumento do déficit fiscal de 129 para 159 bilhões de reais. A alteração havia sido realizada em setembro e precisava ser incorporada ao projeto enviado ao Congresso. O salário mínimo, por sua vez, foi reduzido de 969 reais para 965. Hoje, o valor é de 937 reais. O relator do projeto de lei orçamentária de 2018, deputado Cacá Leão, do PP da Bahia, defendeu a reabertura dos prazos para que todas as emendas apresentadas anteriormente sejam corrigidas com os cortes vindos do governo: (CACÁ) O governo reajustou os números, algumas coisas que inclusive estavam sendo ponto de debate muito grande pela sociedade, pelos parlamentares aqui. Já ouvi dizer que foram corrigidos, que foram solucionados os problemas. A ideia é reabrir uma discussão. Afinal é uma PLOA completamente diferente. Para que o parlamentar que desejar fazer algum tipo de ajuste, o faça. (REP) A proposta da CMO, a ser apresentada ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira, é deixar 9 de novembro como prazo final para readaptar as emendas afetadas com as mudanças da meta fiscal e com a destinação de 30% para o fundo eleitoral. Da Rádio Senado, Carlos Penna Brescianini.

Ao vivo
00:0000:00