Senado realiza sessão especial em homenagem aos professores — Rádio Senado
Plenário

Senado realiza sessão especial em homenagem aos professores

Uma Sessão Especial do Senado homenageia os professores e participantes cobram mais valorização da categoria e da educação no país. A homenagem aconteceu nesta segunda-feira (09). Após o minuto de silêncio em homenagem às vítimas da escola incendiada em Minas Gerais, o senador Jorge Viana (PT – AC) lembrou que os cortes orçamentários vêm colocando em risco o ensino público no país. E, ainda pior, os professores, ao invés de serem valorizados, têm se transformado várias vezes em vítimas de agressões. Para o senador Valdir Raupp (PMDB – RO), é fundamental valorizar o papel do professor para aumentar a qualidade do ensino.

09/10/2017, 14h39 - ATUALIZADO EM 09/10/2017, 14h55
Duração de áudio: 02:29
Plenário do Senado durante sessão especial destinada a homenagear os professores, por ocasião da celebração do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.

Mesa:
professora do Centro de Ensino Especial de Santa Maria, Márcia Ehns;
fundador do Colégio e do Centro Universitário e Faculdade - UniProjeção, Oswaldo Luiz Saenger;
presidente da Academia Mundial de Arte e Ciência, Heitor Gurgulino de Souza;
senador Cristovam Buarque (PPS-DF);
professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Vamireh Chacon;
reitor em exercício da Universidade de Brasília (UnB), Enrique Huelva;
professor Aníbal Coelho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL DO SENADO HOMENAGEIA OS PROFESSORES E PEDE MAIS VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA E DA EDUCAÇÃO NO PAÍS. LOC: A HOMENAGEM ACONTECEU NESTA SEGUNDA-FEIRA NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) O dia do professor, 15 de outubro, foi celebrado no Senado com preocupação. Após o minuto de silêncio em homenagem às vítimas da escola incendiada em Minas Gerais, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, lembrou que os cortes orçamentários vêm colocando em risco o ensino público no país. E, ainda pior, os professores, ao invés de serem valorizados, têm se transformado várias vezes em vítimas de agressões. (Jorge Viana) A violência contra as professoras e os professores no Brasil é chocante: 40% dos professores em São Paulo, Estado mais rico, dizem que já foram vítimas de alguma violência. (rep) Como reflexo dessa situação, a educação brasileira não tem avançado como deveria. Em 2015, mais da metade dos adultos entre 25 e 64 anos não haviam concluído o ensino médio. 17% não chegaram a concluir nem o Ensino Fundamental. Para o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, um dos autores do requerimento para a homenagem aos professores, o país precisa de uma nova política nacional de educação. (Cristovam Buarque) O grande problema brasileiro, inclusive das universidades, é a educação de base deficiente. (...) As universidades são federais, mas a educação de base é municipal. Nós demos importância às universidades, mas não demos à educação de base. O resultado é (...) não termos nossas universidades entre as melhores do mundo, apesar de sermos a décima economia (...) (Repórter) Para o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, é fundamental valorizar o papel do professor para aumentar a qualidade do ensino. (Valdir Raupp) Sem o professor, a professora, não haveria cidadania. Mais que isso: não haveria nem mesmo a evolução da espécie humana. (Repórter) O Brasil destina quase 5% do PIB para a educação, média próxima dos países da OCDE. Mas o investimento por aluno está abaixo da média. Segundo estudos da área, dificilmente as desigualdades socioeconômicas do país serão revertidas se o nível de escolaridade não aumentar.

Ao vivo
00:0000:00