Ministros e governadores sugerem mudanças nas MPs que criam regras no setor de mineração
Ministros e governadores defendem Medidas Provisórias (MPV 789/2017, MPV 790/2017 e MPV 791/2017) que criam novas regras no setor de mineração. Os convidados sugeriram alterações no texto para aumentar a arrecadação de estados mineradores, atrair investidores e proteger o meio ambiente. O relator da MP 790, senador Flexa Ribeiro (PSDB – PA), está conversando com todos os setores envolvidos para construir um texto de consenso.
Transcrição
LOC: MINISTROS E GOVERNADORES DEFENDEM MEDIDAS PROVISÓRIAS QUE CRIAM NOVAS REGRAS NO SETOR DE MINERAÇÃO.
LOC: OS CONVIDADOS SUGERIRAM ALTERAÇÕES NO TEXTO PARA AUMENTAR A ARRECADAÇÃO DE ESTADOS MINERADORES, ATRAIR INVESTIDORES E PROTEGER O MEIO AMBIENTE. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) As medidas provisórias buscam modernizar o Código de Mineração, em vigor há cinquenta anos. Entre as sugestões, estão a criação da Agência Nacional de Mineração, a ampliação do prazo para a pesquisa mineral e a alteração da base de cálculo e da cobrança dos royalties. O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que a proposta busca atrair novos investimentos, aumentar a arrecadação e gerar empregos.
(Fernando Coelho Filho) “Dinamizar e melhorar e atrair mais investimentos da mineração para o país. Nós temos diante de nós uma oportunidade única de destravar esse assunto que há muito vinha sendo debatida no Congresso”
(Repórter) Já o ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, defendeu que a MP determine a responsabilidade do minerador na prevenção e recuperação das áreas degradadas e o aumento das multas para quem desrespeitar a legislação
(Sarney Filho) “Para que tragédias como a de Mariana, uma catástrofe criminosa ambiental, sem precedentes, não se repitam”
(Repórter) O relator da MP 790, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, destacou que está conversando com todos os setores envolvidos para construir um texto de consenso
( Flexa Ribeiro) “O relator aqui está aberto a participação de todos os membros das comissões, dos governos, das ONGs para que a gente possa escutar e formar a formar juízo em relação ao nosso parecer”
(Repórter) O governador do Pará, Simão Jatene, defendeu que as medidas devem garantir uma maior arrecadação para os estados mineradores. Já o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, sugeriu uma alíquota única para a exploração de minérios, como ouro e ferro. A proposta original prevê entre 0,2 e 4 por cento.
(Fernando Pimentel) “Quanto mais simples for a tributação mais fácil ela é de ser executada, fiscalizada e ser cumprida pelas empresas. Quatro por cento acho que é um número muito razoável. E não este negócio de bandas”
(Repórter) As emepês devem ser aprovadas pelas comissões mistas antes de seguir para o plenário da Câmara e do Senado.
MPs 789, 790 e 791 de 2017