Estudantes de cursos técnicos podem ter mais facilidade para intercâmbio no Mercosul — Rádio Senado
Internacional

Estudantes de cursos técnicos podem ter mais facilidade para intercâmbio no Mercosul

A Representação Brasileira do Parlasul aprovou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei (PL 1.786/2015) que garante aos estudantes de cursos técnicos de nível médio o acesso a programas de intercâmbio em países do Mercosul, em conjunto com escolas e universidades dos países que integram o bloco. De acordo com o projeto, os estudantes beneficiados contarão com o apoio do governo federal para assegurar a permanência e aprimoramento profissional no local do intercâmbio.

27/09/2017, 19h29 - ATUALIZADO EM 27/09/2017, 20h56
Duração de áudio: 01:30
Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) realiza reunião deliberativa com 4 itens. Entre eles, a MSG 217/2017, referente ao texto de protocolo de integração educacional.

À mesa:
presidente do Parlasul, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: ESTUDANTES QUE PRETENDEM FAZER INTERCÂMBIO EM CURSOS TÉCNICOS EM UM DOS PAÍSES DO MERCOSUL PODEM TER MAIOR APOIO PARA CONCLUIR OS CURSOS. LOC: PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADA PELA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA DO PARLAMENTO DO MERCOSUL A REPORTAGEM É DE ADRIAN ALENCAR TÉC: Os parlamentares que integram a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul aprovaram um projeto de lei que garante aos estudantes de cursos técnicos de nível médio, o acesso a programas de intercâmbio em países do Mercosul, em conjunto com escolas e universidades dos países que integram o bloco. O relator do texto, deputado Celso Russomano, do PRB de São Paulo, destacou que a proposta está em consonância com um dos objetivos do bloco que é a integração também na área educacional: (Celso Russomano) “o projeto em exame harmoniza-se com os princípios regentes do Bloco, em particular com o Protocolo de Integração Educacional.” (Rep) O projeto prevê ainda a facilidade no reconhecimento de diplomas de alunos de escolas técnicas e faculdades de países integrantes do Mercosul. Para Celso Russomano, esse tópico é de grande importância pois o reconhecimento dos diplomas é sempre uma preocupação dos cursistas. (Celso Russomano) “Eu acredito que só vai haver integração realmente, quando os diplomas, principalmente de níveis técnicos, sejam reconhecidos entre os países partes do Mercosul. Portanto, acho isso de extrema importância para a integração.” (Rep) Os estudantes beneficiados contarão com o apoio do governo federal para garantir a permanência e aprimoramento profissional no local do intercâmbio. O projeto será analisado agora pela Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Adrian Alencar. PLC 1.786/2015

Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00