Ministro alerta para importância dos cuidados na primeira infância — Rádio Senado
CPI dos Maus Tratos

Ministro alerta para importância dos cuidados na primeira infância

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, alertou para a importância dos cuidados nos primeiros anos de vida das crianças. Osmar Terra participou de audiência na CPI que investiga os maus tratos em crianças e adolescentes. O senador Dario Berger (PMDB – SC) defendeu os investimentos em programas sociais para crianças e adolescentes. Para o senador Dário, se o país não investir das suas crianças e adolescentes terá uma legião de brasileiros com grande dificuldade de enfrentar a vida e de enfrentar o mercado de trabalho no futuro.

27/09/2017, 13h15 - ATUALIZADO EM 27/09/2017, 15h11
Duração de áudio: 01:55
CPI dos Maus-tratos (CPIMT) realiza audiência pública interativa para ouvir os ministros da Saúde e do Desenvolvimento Social.

Mesa: 
relator da CPIMT, senador José Medeiros (Pode-MT); 
presidente da CPIMT, senador Magno Malta (PR-ES);
ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, OSMAR TERRA, ALERTOU PARA A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DAS CRIANÇAS. LOC: ELE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA NA CPI QUE INVESTIGA OS MAUS TRATOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Em longa exposição sobre a formação física e emocional do ser humano, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que é médico, foi taxativo ao afirmar que o tratamento recebido pela criança nos primeiros meses de vida vai impactar o comportamento do futuro adulto. Os maus tratos na primeira infância, disse, gera um estresse que resulta em danos cerebrais permanentes no indivíduo. (Osmar Terr) “Se nesse período a criança é maltratada, negligenciada, abusada, o cérebro dela não organiza a empatia, nunca mais. Ele não organiza a capacidade de dar e receber afeto, não organiza a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entender o que o outro está sentindo, que eu acho que é a base de toda relação afetiva, de toda relação interpessoal e da empatia. E, aí, fica um dano permanente”. (Repórter) Osmar Terra citou o programa Criança Feliz como instrumento para minimizar transtornos futuros, como a depressão e o suicídio. O ministro informou que o programa atende crianças de zero a seis anos, de treze milhões de famílias, em 600 municípios. O senador Dario Berger, do PMDB de Santa Catarina, defendeu os investimentos em programas sociais para crianças e adolescentes. (Dario Berger) “A área social, talvez, seja a mais importante de todas as áreas. Porque é nessa área aí que nós vamos construir a verdadeira cidadania do futuro. E se nós não investirmos nessas crianças e nesses jovens, certamente, nós vamos ter uma legião de brasileiros com grande dificuldade de enfrentar a vida e de enfrentar o mercado de trabalho no futuro”. (Repórter) A CPI dos Maus Tratos contra Crianças e Adolescentes foi instalada em agosto de 2017 e é presidida pelo senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges. LOC: POR TEREM SIDO CONVIDADOS E NÃO COMPARECERAM À CPI DOS MAUS TRATOS, A COMISSÃO APROVOU A CONVOCAÇÃO DO MINISTRO DA SAÚDE, RICARDO BARROS; E DO CURADOR DA EXPOSIÇÃO QUEERMUSEU, GAUDÊNCIO FIDÉLIS. LOC: TAMBÉM FOI APROVADA A OITIVA DE JUAREZ GOMES FLORES, ACUSADO DE ABUSAR DE UMA MENINA NUM SUPERMERCADO EM PORTO ALEGRE.

Ao vivo
00:0000:00