CPMI da JBS vai convocar ex-presidente do BNDES para depor
A CPI Mista da JBS vai convocar o ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para depor. Os irmãos Wesley e Joesley Batista, o ex-procurador Marcelo Miller e o ex-diretor de relações institucionais da JBS Ricardo Saud também serão convocados. O ex-procurador-geral, Rodrigo Janot, que chegou a pedir a prisão de Marcelo Miller e foi o fiador da delação premiada de Joesley Batista, será convidado e não convocado para vir à comissão.
Transcrição
LOC: A CPI MISTA DA JBS VAI CONVOCAR O EX-PRESIDENTE DO BNDES, LUCIANO COUTINHO, PARA DEPOR NA COMISSÃO.
LOC: OS IRMÃOS WESLEY E JOESLEY BATISTA, O EX-PROCURADOR MARCELO MILLER E O EX-DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA JBS RICARDO SAUD TAMBÉM SERÃO CONVOCADOS, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
(Repórter): A comissão parlamentar mista de inquérito foi criada para investigar as operações realizadas entre o grupo JBS e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A delação de Joesley Batista é outro alvo da CPMI. E os deputados e senadores entenderam que é fundamental começar os trabalhos ouvindo justamente os principais personagens da história. O presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, defendeu a convocação do presidente do BNDES à época do aporte de recursos à JBS, Luciano Coutinho.
(Ataídes de Oliveira) Os senhores acham que nós estaríamos aqui agora neste momento, nessa CPI? Evidentemente que não!! Todos esses milhões e bilhões hoje de propina a mil e tantos políticos e etc que vieram com o suporte deste grande Banco BNDES?
(Repórter) Outros três envolvidos que serão convocados pela CPMI neste primeiro momento estão presos: os irmãos Joesley e Wesley Batista e o ex-diretor de relações institucionais do grupo JBS, Ricardo Saud. O ex-procurador da República Marcelo Miller, que negociou o acordo de delação após deixar o Ministério Público, também será convocado. O ex-procurador-geral, Rodrigo Janot, que chegou a pedir a prisão de Marcelo Miller e foi o fiador da delação premiada de Joesley Batista, será convidado para vir à comissão parlamentar mista de inquérito.