Senadora avalia que CDR influenciou decisão que permite retomada de obras da transposição do São Francisco — Rádio Senado
Transposição do São Francisco

Senadora avalia que CDR influenciou decisão que permite retomada de obras da transposição do São Francisco

A derrubada de uma liminar judicial vai permitir a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco. A senadora Fátima Bezerra (PT –RN) acredita que a Caravana das Águas, organizada pelo Senado, ajudou na decisão do Judiciário e vai beneficiar os municípios aonde a água ainda não chegou.

20/06/2017, 13h33 - ATUALIZADO EM 20/06/2017, 15h05
Duração de áudio: 02:01
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A DERRUBADA DE UMA LIMINAR JUDICIAL VAI PERMITIR A RETOMADA DAS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. LOC: A SENADORA FÁTIMA BEZERRA ACREDITA QUE A CARAVANA DAS ÁGUAS, ORGANIZADA PELO SENADO, AJUDOU NA DECISÃO DO JUDICIÁRIO E VAI BENEFICIAR OS MUNICÍPIOS AONDE A ÁGUA AINDA NÃO CHEGOU. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. TEC: A Caravana das Águas foi criada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado para visitar as obras paralisadas de transposição do Rio São Francisco. No segundo dia da viagem nesta semana, o grupo liderado pela senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, visitou o município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. A água do Rio São Francisco ainda não chegou na região porque as obras de transposição estão paralisadas desde junho do ano passado. Fátima Bezerra considerou uma grande vitória a derrubada da liminar judicial que estava impedindo a continuidade das obras. (Fátima). Isso vai permitir a retomada da obra do São Francisco chamado Eixo Norte (...). Consideramos isso uma vitória da sociedade brasileira, fruto dessa mobilização social, popular, através da Caravana das Águas. (REP). Outro aspecto bastante debatido pela Caravana das Águas foi a revitalização do Velho Chico. Um dos problemas é que mais da metade das nascentes na Bahia e em Minas Gerais que abastecem o São Francisco morreram e o rio vem perdendo força. O mar já entrou 15 km rio adentro. Fátima Bezerra pediu um total comprometimento do governo com o problema. (Fátima). Para que o governo federal assegure o orçamento no sentido de recuperar o rio, as suas margens, as matas ciliares. Que o governo assegure o orçamento para o saneamento ambiental(...) para que os esgotos não poluam o nosso rio (...). (REP). Os custos com as obras de transposição do Rio São Francisco já consumiram cerca de nove bilhões de reais.

Ao vivo
00:0000:00