Campanha Junho Vermelho busca incentivar a doação de sangue em todo o país — Rádio Senado
Junho Vermelho

Campanha Junho Vermelho busca incentivar a doação de sangue em todo o país

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta-feira (14). E a Campanha Junho Vermelho chama atenção para a importância de doar sangue.

No Senado, um projeto de lei (PLS 545/2015) do senador Cássio Cunha Lima (PSDB – PB) prevê desconto de 50% no valor da inscrição de concursos públicos federais para quem doa sangue.

O relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), senador Magno Malta (PR – ES), lembra que doar sangue é um gesto simples que pode salvar vidas.

12/06/2017, 12h57 - ATUALIZADO EM 12/06/2017, 13h50
Duração de áudio: 02:05
Reprodução

Transcrição
LOC: O DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE É CELEBRADO NESTA QUARTA-FEIRA. LOC: E A CAMPANHA JUNHO VERMELHO CHAMA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE DOAR SANGUE, COMO INFORMA A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). (Repórter) De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,8% da população do Brasil doa sangue regularmente, um número considerado baixo, já que a Organização Mundial da Saúde recomenda que o número seja de 3 a 5% de doadores. No Distrito Federal, o índice é de 2,5% da população, mas a situação dos estoques de sangue no restante do país é pior, como informa Kelly Barbi, Chefe do Núcleo de Captação e Orientação de Doadores do Hemocentro de Brasília. (Kelly Barbi) A população está conseguindo cada vez mais acessar o serviço de saúde e, com isso, a demanda tem aumentado. O Hemocentro de Brasília ainda é privilegiado no sentido de que a nossa baixa se refere tão somente aos negativos e ao O positivo. Os outros hemocentros do país estão enfrentando uma baixa também, eu diria até mais, que essa baixa é em relação às demais tipagens também. (Repórter) Com o objetivo de melhorar esse cenário, a campanha Junho Vermelho incentiva as doações em todo o país. Neste mês, também é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Senado, um projeto de lei do senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, prevê desconto de 50% no valor da inscrição de concursos públicos federais para quem doa sangue. O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, lembra que doar sangue é um gesto simples que pode salvar vidas. (Magno Malta) É muito importante a doação de sangue, eu considero um dos gestos mais nobres em favor do semelhante. É muito importante que todos nós estejamos divulgando nas redes sociais, engajados na campanha, e tomando a decisão de doar sangue. (Repórter) Para fazer a doação de sangue é preciso ter no mínimo 50 quilos e ser saudável. Além disso, o doador tem que estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica ou praticado atividade física nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e ter se alimentado. PLS 545/2015

Ao vivo
00:0000:00