Vacina da gripe fica disponível para toda a população — Rádio Senado
Saúde

Vacina da gripe fica disponível para toda a população

Com o fim da campanha de vacinação para os grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos e outros, o restante da população terá acesso à imunização contra a gripe até os estoques acabarem.

Quatorze estados confirmaram que vão aderir à liberação do Ministério da Saúde a partir desta segunda-feira (05).  O senador Eduardo Amorim (PSDB – SE), que também é médico, alertou sobre a necessidade de o público-alvo ainda se imunizar.

05/06/2017, 12h16 - ATUALIZADO EM 05/06/2017, 13h58
Duração de áudio: 01:54
Federação Médica Brasileira

Transcrição
LOC: VACINA DA GRIPE FICA DISPONÍVEL PARA TODA A POPULAÇÃO. LOC: 14 ESTADOS CONFIRMARAM QUE VÃO ADERIR À LIBERAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE REBECA LIGABUE (LIGABÍ). TÉC. Com o fim da campanha de vacinação para os grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, idosos e outros, o restante da população terá acesso à imunização contra a gripe até os estoques acabarem. O Ministério da Saúde deu autonomia para cada secretaria de saúde estadual definir a liberação para todas as faixas etárias. Das 60 milhões de doses adquiridas, restam 10 milhões em todo o país. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, destacou a importância da prevenção. (Cristovam). É muito mais barato e eficiente evitar doença do que depois tratá-la e tentar curá-la, a grande saída para a crise na saúde do Brasil é a prevenção. Que cada um aproveite a chance, não existia esse sistema de oferta da vacina alguns anos atrás, agora temos, não desperdicemos. (REP) O senador Eduardo Amorim, do PSDB de Sergipe, que também é médico, alertou sobre a necessidade de o público-alvo ainda se imunizar. (Amorim) São pessoas mais sensíveis, mais expostas e, portanto, uma possibilidade de contrair uma doença como essa mais fortemente, que em alguns pode ser algo rápido, por ter uma imunidade forte, mas têm uns que por uma fragilidade ou outra pode atingir fortemente, por vezes até perder suas vidas. Então, aqui fica o alerta: pessoas que fazem parte desses grupos prioritários, vacinem-se também. (REP) A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano. Segundo o Ministério da Saúde, estudos mostram que a vacinação pode reduzir entre 39% e 75% a mortalidade por complicações da gripe e de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Para se vacinar, basta procurar um posto de saúde.

Ao vivo
00:0000:00