Comissão vai debater custo-benefício dos serviços em aeroportos — Rádio Senado
Comissões

Comissão vai debater custo-benefício dos serviços em aeroportos

Pesquisa do governo mostra que custo-benefício de serviços em aeroportos gera reclamações de passageiros. Com o objetivo de solucionar esse problema, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) deve promover audiência pública para debater o assunto.

Para o presidente da Comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB – TO), o serviço dos aeroportos brasileiros deixa a desejar sobre todos os aspectos.

15/05/2017, 16h50 - ATUALIZADO EM 15/05/2017, 16h57
Duração de áudio: 02:05
Daniel Basil / Portal da Copa

Transcrição
LOC: PESQUISA DO GOVERNO MOSTRA QUE CUSTO-BENEFÍCIO DE SERVIÇOS EM AEROPORTOS GERA RECLAMAÇÕES DE PASSAGEIROS. LOC: COM O OBJETIVO DE SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA, COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E DEFESA DO CONSUMIDOR DEVE PROMOVER AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O ASSUNTO, COMO INFORMA A REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). TÉC: As principais reclamações dos passageiros em relação à infraestrutura dos aeroportos estão ligadas à qualidade da internet e à disponibilidade de tomadas para uso de equipamentos eletrônicos. Foi o que indicou uma pesquisa divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O custo-benefício das lanchonetes e restaurantes também foi alvo de críticas. Em uma escala de 1 a 5, esse tipo de serviço recebeu nota 2.89. Para o senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, é inaceitável que o usuário pague caro pela alimentação nos aeroportos. (Magno Malta) Uma coxinha, uma água, um café no aeroporto é mais caro do que a passagem, se você guardar as devidas proporções de tudo isso que estou falando. Ninguém pode conviver com uma irresponsabilidade dessa, nós já somos os praticantes das taxas, das tarifas mais altas no mundo. (REP) Presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, o senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, adiantou que o colegiado deve promover uma audiência pública para debater sobre a qualidade dos serviços oferecidos nos aeroportos. (Ataídes) O serviço dos nossos aeroportos deixa a desejar sobre todos os aspectos. Vamos marcar uma audiência com todo o serviço aeroportuário do nosso país, então acredito que até 15 do mês seguinte nós vamos chamar todos para conversar sobre esse tema importantíssimo. (REP) A pesquisa do governo mostrou que os estacionamentos também receberam queixas dos usuários. As instalações mereceram nota 3,97, enquanto o preço cobrado teve nota 3,10. Nesse sentido, um projeto de lei do senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, obriga os aeroportos a oferecer vagas públicas. A quantidade das vagas gratuitas deve ser equivalente ou maior do que 10% das que são pagas. Da Rádio Senado, Rebeca Ligabue. PLS 408/2015

Ao vivo
00:0000:00