Comissão debate com representantes das operadoras dos cartões de crédito os juros aplicados no mercado — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão debate com representantes das operadoras dos cartões de crédito os juros aplicados no mercado

Os juros de cartão de crédito no Brasil são muito altos, segundo os representantes dos cartões de crédito, porque os bancos assumem todo o risco das operações e os comerciantes, nenhum. A explicação, porém, não convenceu os senadores durante audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

Segundo o senador Ataídes Oliveira (PSDB–TO), presidente da comissão, no Brasil as operadoras de cartão de crédito cobram uma das taxas de juros mais altas do mundo.

03/05/2017, 13h35 - ATUALIZADO EM 03/05/2017, 15h22
Duração de áudio: 02:16
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza audiência interativa para discutir altas taxas de juros cobradas pelas principais bandeiras de cartões de crédito. 

Mesa:
diretor-Executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Ricardo de Barros Vieira;
presidente da CFTC, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO);
coordenador-geral de Consultoria Técnica e Processos Administrativos do Ministério da Justiça, Kleber José Trinta Moreira e Lopes;
advogada de Relações Institucionais da Proteste Associação de Consumidores, Sonia Amaro.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO NO BRASIL SÃO MUITO ALTOS PORQUE OS BANCOS ASSUMEM TODO O RISCO DAS OPERAÇÕES E OS COMERCIANTES, NENHUM. LOC: A EXPLICAÇÃO DADA PELOS REPRESENTANTES DE CARTÕES DE CRÉDITO NÃO CONVENCEU DURANTE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Os gastos com cartão de crédito se transformaram em uma das formas mais comuns de consumo no Brasil. E também viraram uma das principais fontes de reclamação. Só perdem para a telefonia. Um dos principais motivos para a insatisfação do consumidor é a taxa anual de juros do cartão, que pode chegar a mais de 500 por cento. Uma das mais altas no mundo, mesmo comparando com outros países da América Latina, como lembrou o senador Ataídes Oliveira, do PSDB do Tocantins, presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle do Senado. (Ataídes Oliveira) No Peru, 43,7% ao ano; na Argentina, 43,29% ao ano; na Colômbia, 30,45% ao ano; Na Venezuela, 29% ao ano. (...). (Repórter) Ricardo de Barros Vieira, da Associação de Empresas de Cartões de Crédito, alegou que um dos principais motivos para as altas taxas brasileiras é a concentração do risco. (Ricardo de Barros Vieira) 100% das transações de cartão de crédito no Brasil são risco do banco. Não há qualquer risco de prejuízo ou inadimplência para o comerciante. (Repórter) Para o senador Jorge Viana, do PT do Acre, falta transparência no mercado. (Jorge) O banco tá querendo cobrar aquilo lá, mas ponha o que está cobrando. Eu vou sair de banco em banco, vendo qual é o cartão de crédito, qual é bandeira melhor. (Repórter) O senador Dario Berger, do PMDB de Santa Catarina, disse que além de incompatível com a atual realidade do país, os juros dos cartões de crédito são parte de um problema bem maior na economia brasileira. (Dario Berger) A inflação caiu e a taxa de juros não cai também na mesma dimensão que deveria. Com isso gerou uma (...) dívida pública bruta de cerca de 4 trilhões e 500 bilhões de reais. (Repórter) O senador Ataídes Oliveira anunciou que uma próxima audiência da Comissão vai debater os juros cobrados no cheque.

Ao vivo
00:0000:00