CCT quer informações do governo sobre número de municípios com cobertura banda larga — Rádio Senado
Ciência e Tecnologia

CCT quer informações do governo sobre número de municípios com cobertura banda larga

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) vai cobrar informações do governo sobre o número de municípios atingidos pela internet banda larga fixa e móvel nas tecnologias 3, 4 e 5G. Três requerimentos com esse teor foram aprovados nesta quarta-feira (03) pelo colegiado.

O autor dos requerimentos, senador Jorge Viana (PT – AC) lembrou a importância da internet para os negócios, para o governo e para a integração dos cidadãos. Segundo ele, é importante observar que a tecnologia neste setor não para de evoluir e o estudo será direcionado para os desafios do setor diante das inovações tecnológicas como o 5G.

03/05/2017, 14h02 - ATUALIZADO EM 03/05/2017, 15h12
Duração de áudio: 01:53
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
(CCT) realiza reunião com 27 itens na pauta entre requerimentos, ofícios, projetos que concedem ou renovam autorização a serviços de radiodifusão e o PLC 56/2015, que facilita trâmite de processos judiciais.

Mesa:
vice-presidente da CCT, senador Waldemir Moka (PMDB-MS);
presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUER INFORMAÇÕES DO GOVERNO SOBRE O NÚMERO DE MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA INTERNET BANDA LARGA FIXA E MÓVEL NAS TECNOLOGIAS 3, 4 E 5G LOC: TRÊS REQUERIMENTOS COM ESSE TEOR FORAM APROVADOS NESTA QUARTA-FEIRA PELO COLEGIADO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) A política pública escolhida pela Comissão de Ciência e Tecnologia neste ano foi a Banda Larga. O relator, senador Jorge Viana, do PT do Acre, apresentou três requerimentos com pedidos de informações ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele quer saber, por exemplo, a quantidade de municípios atendidos pelas tecnologias 3 e 4G, o número de operadoras, a velocidade média de conexões e os indicadores de qualidade dos serviços de banda larga móvel alcançados pelas operadoras nos últimos cinco anos. Jorge Viana lembrou a importância da internet para os negócios, para o governo e para a integração dos cidadãos. Segundo ele, é importante observar que a tecnologia neste setor não para de evoluir e o estudo será direcionado para os desafios do setor diante das inovações tecnológicas como o 5G; e os eletrodomésticos e carros inteligentes que utilizam a conexão pela internet, conhecida como Internet das coisas. (Jorge Viana) Os programas serão avaliados sobre a que estamos vivenciando hoje, como por exemplo conexão 5G, internet das coisas, e inteligência artificial. Estamos vivendo isso. O Brasil não pode ficar fora, dessa evolução tecnológica.// (Repórter) Jorge Viana lembrou ainda que as políticas de telecomunicações que foram aplicadas nos últimos anos apresentaram falhas, uma vez que apenas 33 por cento dos municípios brasileiros têm acesso à telefonia celular de tecnologia 3G e 4G e o consumidor brasileiro ainda paga tarifas muito altas para ter acesso à internet móvel. A comissão estuda a realização de audiências públicas para discutir o tema com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação. REQ 9, 9 E 10/2017

Ao vivo
00:0000:00